10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dólar tem leve alta de 0,21%

Dólar tem leve alta de 0,21%

12/07/2012 22h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Dólar tem leve alta de 0,21%

O dólar fechou em leve alta nesta quinta-feira, 12, depois de subir forte pela manhã, com preocupações persistentes sobre a economia mundial. Segundo operadores, entradas de capital externo evitaram uma alta mais intensa da moeda.

 

O dólar fechou em alta de 0,21%, a 2,0396 reais para venda. Na máxima do dia, a moeda norte-americana chegou a 2,0525 reais, com ganhos de 0,84%.

“O mercado hoje acompanhou o cenário internacional e temos visto um volume forte no câmbio”, afirmou o diretor de câmbio da corretora Pioneer, João Medeiros.

Lá fora, ante uma cesta de moedas, o dólar era negociado praticamente estável no final desta tarde, com leve alta de 0,05%, enquanto que o euro caía cerca de 0,25%.

Preocupados com a fraqueza da economia mundial, os investidores continuaram buscando aplicações consideradas mais seguras, como o dólar.

Nem mesmo a divulgação de que, na semana passada, o número de norte-americanos pedindo auxílio-desemprego despencou para o menor nível em quatro ano foi capaz de animar o mercado, que agora aguarda ansiosamente dados sobre a economia chinesa no final desta noite.

No Brasil, dados divulgados no início do dia sugeriram que a economia pode estar melhorando, mas ainda sem consistência. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do PIB, recuou 0,02% em maio na comparação com abril.

Além disso, fluxos de entrada de dólares no mercado doméstico evitaram altas maiores da moeda norte-americana. Segundo o diretor de câmbio de uma corretora paulista, que prefere não se identificar, parte desse capital externo é voltada ao setor produtivo.

“Vimos nos últimos dias investidores trazendo mais dinheiro”, afirmou ele.

A vigilância constante do Banco Central também é outro fator que tem evitado maiores valorizações do dólar no Brasil. O gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo, argumentou que, quando a moeda norte-americana chega próximo a 2,05 reais, a tendência é de o próprio mercado trazê-la de volta para baixo.

“Há preocupação sobre possíveis intervenções do BC, que tem atuado no grito”, afirmou ele, acrescentando, no entando, que a tendência do mercado continua sendo de alta.

“O dólar deve continuar acima de 2 reais e, no máximo, a 2,10 reais”, acrescentou.

A autoridade monetária, sobretudo no final do mês passado, atuou fortemente no mercado por meio de leilões de swap cambial tradicional, que equivalem a uma venda de dólares no mercado futuro. Em junho, no entanto, o BC ainda não fez nenhuma ação direta no mercado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x