28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Ideli: ajustes ajudaram na queda da Selic

Ideli: ajustes ajudaram na queda da Selic

02/09/2011 12h21 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Ideli: ajustes ajudaram na queda da Selic

Ideli: “Tenho essa confiança de que o Banco Central tomou a medida adequada”A redução da taxa básica de juros (Selic) de 12,5% para 12%, estabelecida quarta-feira (31) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, foi viabilizada por decisões do governo, como o aumento do superávit primário (economia de recursos públicos para pagar juros da dívida). A declaração é da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que destacou ainda “a total autonomia” do Banco Central de tomar as medidas que julgar adequadas para que juros e inflação estejam sempre em consonância com o desenrolar da crise econômica mundial.

“Tenho essa confiança de que o Banco Central tomou a medida adequada [redução da taxa Selic] à condição econômica internacional e às condições que o governo deu de aumento do seu superávit primário”, disse a ministra. Ele esteve nesta quinta-feira (1º) no Congresso para um encontro com a bancada de deputados que pretendem ingressar no PSD, partido que ainda está em processo de criação e tem como líder o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Ideli Salvatti evitou qualquer comentário sobre eventuais novas reduções da taxa básica de juros. Segundo ela, esse “poder de avaliação” cabe, exclusivamente, ao Banco Central. Ontem, pela primeira vez no ano, o Copom reduziu a taxa Selic abaixo das projeções de analistas de mercado ouvidos pela pesquisa semanal do Banco Central.

Foto: Valter Campanato/ABr {jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x