10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Idosos lideram ranking de inadimplência, diz pesquisa do SPC

Idosos lideram ranking de inadimplência, diz pesquisa do SPC

25/07/2013 22h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Idosos lideram ranking de inadimplência, diz pesquisa do SPC

Uma pesquisa divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), aponta que os idosos lideram o ranking de endividamento feito nos cinco primeiros meses de 2013.

 

Segundo as informações, a cada quatro consumidores inadimplentes pelo menos um tem mais de 65 anos. O sistema de consulta para esse levantamento envolve mais de 150 milhões de cadastros de pessoas físicas em 800 mil pontos de vendas espalhados por todo o país.

De acordo com o economista de Itapetininga (SP), Rubens Carrano, o custo de vida do aposentado aumenta depois dos 60 anos. “Depois de aposentado a renda diminui, o mercado de trabalho se torna mais restrito e os gastos aumentam. É muito difícil não se endividar”, explica.

Para a aposentada e artesã, Bella Vieira, o salário da aposentada não é o suficiente para sobreviver. “Mesmo aposentada eu tenho que trabalhar e não é por prazer, é por necessidade. É muito pouco o que recebemos”, conta.

saiba mais

Secretaria da Saúde registra aumento de 26% nos casos de HIV entre idosos

Instituição para idosos acumula mais de R$ 300 mil em dívidas com o INSS

Ainda segundo o economista, o idoso deve prestar atenção e cuidado para não comprometer a renda. “A regra simples pra evitar a inadimplência e gastar apenas o que ganha e não mais que isso. Se você gastar mais do que ganha vai se endividar”, aconselha.

Outra solução é pedir a revisão da aposentadoria. Segundo o Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, 40% dos beneficiários tem direito a desaposentação. Essa espécie de nova aposentadoria é válida para os assegurados que já aposentaram mas continuam contribuindo com o INSS.

De acordo com o secretário geral da OAB de Itapetininga, José Elias Prado Junior, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) permite a desaposentação para que o idoso consiga rever o valor da aposentadoria. “Os idosos que ainda contribuem poderão reaver os valores que recebem. Eles terão que abrir mão da atual aposentadoria para receber a nova mas que é mais benéfica do que a antiga”, explica.

 

Ainda segundo Junior, o cálculo para a nova aposentadoria é feito com base na idade e no tempo de trabalho do assegurado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x