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Índice de reclamações do Procon cai cerca de 29%

18/09/2014 23h24 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Índice de reclamações do Procon cai cerca de 29%

O Procon de São Carlos registrou  891 reclamações em agosto, 14 casos a menos do que o registrado em julho, quando foram formalizadas 905 reclamações. De acordo com o diretor do Procon, Joner Nery, esse total representa somente o número de reclamações concretizadas. “Esses dados são apenas de processos administrativos. Atendemos um número maior de pessoas, mas os casos de orientação, tanto pessoalmente, como por telefone, não são computados”, explicou.

Ele disse também que o índice de reclamações tem caído desde o último semestre. A média de atendimentos computados no ano passado era de 1200, e atualmente circula entre 850, o que representa uma queda de 29%.

O diretor acredita que a queda do índice é fruto do trabalho de fiscalização do órgão, que tem se empenhado em averiguar os estabelecimentos comerciais da cidade. “Com isso, as lojas e empresas tem ficado mais atentas em seus trabalhos para não desapontarem seus clientes”, comentou. 

O Ranking de reclamações é ocupado em primeiro lugar por operadoras de telefonia fixa e móvel, seguido por serviços bancários e compras virtuais. O índice dos últimos sessenta dias mostra  no topo a Vivo fixo e móvel, depois a Claro, Net e Embratel; depois o Grupo Bradesco e ainda o grupo Pão de Açúcar, Extra, Ponto Frio.com, Casas Bahia.com. 

Joner recomenda as pessoas ficarem atentas aos sites e realizarem compras somente em lojas virtuais confiáveis. As situações mais comuns são: demora ou falta da entrega do produto e mercadoria equivocada, que não corresponde com o que foi encomendado. 

Embora as empresas de telefonia e a Net estejam em destaque na lista, elas também são as que mais solucionam os problemas. Entre 91% e 98% dos casos são resolvidos.

Já o Procon, de modo geral, soluciona 80% de seus atendimentos. “A maioria dos atendimentos são solucionados em 30 dias”, disse.

 

Telefonia móvel

O Jornal Primeira Página entrevistou algumas pessoas pelo centro de São Carlos e todas reclamaram do serviço das operadoras de telefonia, em suma maioria, a Claro.

Entre elas, quatro são moradoras do Jardim Aracy. Segundo eles, parte do bairro não pega sinal da operadora móvel. Já os celulares da Vivo pegam bem. O da Tim também falha, mas bem menos que a Claro.

Jean Guerra, que já trabalhou em loja de celulares, informou que recebia reclamação dos clientes por conta da Claro com muita frequência.

A estudante Esther Albuquerque, moradora do Cidade Aracy I falou que seu Tim sempre falha. 

 

Fiscalização será ampliada

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Governo, pasta que administra o órgão de defesa do consumidor, enviou mais dois funcionários para um curso preparatório de fiscal do Procon, em São Paulo. “Nossos fiscais são formados e devidamente credenciados, obrigados a fazerem curso e passarem por testes. Com mais estes dois profissionais, ampliaremos a fiscalização na cidade”, concluiu. 

 

 

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