17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Internacionalização garantirá novos investimentos

Internacionalização garantirá novos investimentos

28/07/2012 12h20 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Internacionalização garantirá novos investimentos

A TAM somente fará investimentos em seu centro de manutenção de aeronaves MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), com a internacionalização do Aeroporto Estadual Mario Pereira Lopes de São Carlos. De acordo com nota divulgada ontem pela assessoria de imprensa da companhia aérea, uma ampliação da planta da TAM de São Carlos está “atrelada” diretamente à criação de uma unidade alfandegada. O grande objetivo é receber grandes aviões que hoje têm que ser alfandegados no Aeroporto de Viracopos (Campinas) para depois receber manutenção em São Carlos. Além disso, a empresa também reivindica uma ampliação da pista de pouso.

O deputado estadual Roberto Massafera (PSDB) ressalta que o aeroporto de São Carlos também deverá ser internacionalizado principalmente para que aviões de outros países possam receber a manutenção no centro tecnológico da TAM, que fica na planta de Água Vermelha.

O parlamentar tucano destaca que o principal foco do Mário Pereira Lopes será o de alfandegar aviões que farão manutenção nas oficinas da TAM. “Em São Carlos lutamos para internacionalizar o aeroporto com o objetivo de as oficinas da TAM receber aviões maiores, de outros países, para a realização de manutenção regular.  Já pedimos a ampliação da pista em 500 metros para que o aeroporto possa receber os Boeings. Mas a área está em um brejo. E é muito difícil se conquistar, devido às implicações do meio ambiente. E também estamos reivindicando a duplicação da Rodovia SP-318”, explica Massafera.

O ex-deputado federal Lobbe Neto confirma que o Governo Estadual já fez sua parte em prol da implementação da unidade alfandegada no aeroporto. “Eu conservei com o Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, que é superintendente do DAESP. Já estive lá como Paulo Altomani e acompanhou tudo e depois enviou tudo para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Receita Federal, entre outros departamentos. Tudo já foi encaminhado. A parte do governo estadual já foi feita através do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo)”.

O parlamentar Massafera explica também que o governo estadual já fez a sua parte. Segundo ele, o DAESP já fez tudo. “Agora o deputado federal Newton Lima está trabalhando neste processo em Brasília. Esperamos que saia o mais rápido possível esta internacionalização”. Segundo ele, o status de aeroporto internacional fará São Carlos viver um novo processo de desenvolvimento econômico e social. “Vamos gerar emprego e renda”, comenta ele.

Através da assessoria de imprensa do governo municipal o prefeito Oswaldo Barba disse que a internacionalização do aeroporto é de responsabilidade do governo do Estado devido ao fato de ele, o aeroporto, ser estadual.  Por isso, ele informa que foi pessoalmente falar e oficiar o governador Geraldo Alckmin, que imediatamente compreendeu a importância do pleito e determinou ao DAESP que iniciasse o processo de internacionalização. Ainda segundo a assessoria de imprensa, o governo do Estado não comunicou, oficialmente, o atual estágio das consultas aos órgãos federais responsáveis pela autorização da internacionalização – Ministério da Agricultura, Receita Federal, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitário (ANVISA).

No entanto, a Prefeitura de São Carlos, por meio do prefeito Oswaldo Barba, e o deputado federal, Newton Lima, estão à disposição para auxiliar o governo do Estado a obter o mais rápido possível as liberações para internacionalizar o aeroporto Mário Pereira Lopes. Após a internacionalização, caberá ao Estado realizar as obras necessárias para a ampliação da pista de pouso e decolagem, fundamental para que o aeroporto possa receber aeronaves maiores.

 

Leia na íntegra da nota da Assessoria de Imprensa da TAM

A TAM informa que existem estudos para a ampliação de sua unidade MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), mas que eles estão atrelados, entre outros aspectos, a efetivação da internacionalização do Aeroporto Estadual Mario Pereira Lopes de São Carlos. Qualquer investimento da companhia será informado oportunamente ao mercado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x