20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Minério de ferro fecha maio com maior queda desde agosto

Minério de ferro fecha maio com maior queda desde agosto

31/05/2013 16h10 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Minério de ferro fecha maio com maior queda desde agosto

Os preços do minério de ferro encerraram maio com a maior queda mensal desde agosto, refletindo uma menor demanda na China, principal consumidor, onde os futuros do aço caíram para perto de mínimas históricas.

 

Os futuros do vergalhão em Xangai tiveram sua pior performance desde agosto, e traders estão incertos se o aço e o minério atingiram o fundo do poço.

“Nós ainda temos duas cargas que não conseguimos vender, com os compradores ainda aguardando que os preço caiam mais, então não temos opção senão esperar até que o mercado se recupere”, disse um trader sediado em Xangai.

O minério com 62 por cento de teor de ferro caiu 1,07 por cento para 110,40 dólares por tonelada nesta sexta-feira, menor cotação desde 8 de outubro de 2012, de acordo com o Steel Index.

O preço do minério fechou o mês com perdas de 17,7 por cento. É a queda mais acentuada desde que perdeu quase um quarto de seu valor em agosto, potencialmente cortando a margem de lucro de grandes mineradoras como Vale e Rio Tinto, que têm a maior parte de suas receitas provenientes do minério de ferro.

A queda na semana foi de mais de 10 por cento.

A menor demanda chinesa ocorre num momento em que as mineradoras aumentaram sua produção, na comparação com um ano atrás, acrescentado pressão sobre os preços.

Os carregamentos de minério de ferro na Austrália, maior exportador mundial, foram de 45,9 milhões de toneladas em maio, queda de 3 milhões de toneladas ante o mês anterior, mas 5 milhões a mais que em maio de 2012, de acordo com um trader que monitora os dados do setor.

“Isso claramente mostra que a demanda da China diminuiu, mas ao mesmo tempo a oferta da Austrália aumentou significativamente ante o ano passado”, disse ele.

Os preços do minério acompanharam a fraqueza dos preços do aço, setor no qual a oferta supera a demanda.

 

O contrato de vergalhão mais negociado na bolsa de Xangai, com vencimento em outubro, atingiu a mínima da sessão a 3.411 iuan (560 dólares) por tonelada nesta sexta-feira, antes de fechar a 3.416 iuan, queda de 0,7 por cento.

O vergalhão, usando na construção civil, acumulou perdas de 5,6 por cento em maio, a maior queda desde os 9 por cento de recuo em agosto.

 

As perdas do vergalhão colocam o contrato perto da mínima histórica de 3.376 iuan, registrada em 6 de setembro, mesma época em que o minério de ferro atingiu a mínima de três anos, a 86,70 dólares por tonelada, em um momento em que a desaceleração da economia da China abalou a demanda por aço. (reportagem adicional de Ruby Lian em Xangai)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x