17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Opto Eletrônica é acusada de atrasar salários

Opto Eletrônica é acusada de atrasar salários

18/09/2012 11h41 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Opto Eletrônica é acusada de atrasar salários

Com denúncias na Gerencia Regional do Trabalho (GRT) de São Carlos e reclamação de funcionários a empresa Opto Eletrônica está com o salário dos 150 funcionários em atraso. O pagamento que deveria ter sido feito no 5º dia útil de agosto só foi realizado parcialmente na última sexta-feira segundo empregados.

A chefe de fiscalização da GRT, Consuelo Lima afirmou que mesmo estando entre as prioridades da fiscalização o pagamento do salário, o órgão esta desfalcado de fiscais e não conseguiu ainda verificar a procedência da denúncia, realizada na semana passada.

Dois funcionários da Opto que não quiseram se identificar por medo de retaliação afirmaram que a empresa não paga e também não presta satisfação ao empregados.

“A Opto esta quebrada, não paga funcionários nem mesmo os fornecedores. Nós estamos sabendo por boato que todos os bens da empresa estão penhorados no banco credor para quitar a dívida”, relatou o funcionário.

Um outro afirmou que a empresa não está depositando o Fundo de Garantia dos funcionários e eles já perderam benefícios como auxílio farmácia e estão prestes a perder também o plano de saúde. “Estamos vivendo de pequenos empréstimos para pagar o que não dá para segurar. Tem gente aqui que não tem dinheiro para colocar combustível no carro para vir trabalhar”, disse.

Os funcionários afirmaram que a presidência da Opto mudou e que um novo gestor chamado Gustavo Rodrigues veio de São Paulo para tentar reverter o quadro de falência da empresa,

Nesse período perto de 40 pessoas já pediram demissão. “Só no meu setor já foram cinco”, relatou um funcionário que disse ainda todos estão insatisfeitos e muitos estão cruzando os braços, já que a empresa não está demitindo.

Outro detalhe levantado pelos funcionários é a inércia do sindicato da categoria que fica em São Paulo, capital.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Nas Indústrias de Vidros, Cristais, e Ótica no Estado de São Paulo (Fetivico-SP) Antônio Maltouro Saconi afirmou à reportagem do Primeira Página que esteve na Opto a um mês e véu que a empresa esta falida. “Eles não tem dinheiro para pagar o pessoas acho muito difícil a empresa sair dessa”, afirmou.

Contudo o sindicalista ligado aos funcionários disse os funcionários estão acreditando no potencial da empresa e deram até outubro para que a direção regularize o pagamento.

A reportagem do Primeira Página procurou a direção da empresa  durante toda a semana passada e não foi atendida pelos responsáveis para que se ouvisse a versão dos empresários. 

A Opto Eletrônica é uma empresa de tecnologia no ramo de Opto Eletrônica, com atuação nas áreas médica, industrial, de componentes ópticos, aeroespacial e de defesa. Pioneira em diversos setores como, por exemplo, a lente antireflexo e equipamentos inclusive para a Nasa nos Estados Unidos.

Em dezembro de 2009, a Opto recebeu o Prêmio Finep de Inovação na categoria Média Empresa. Esse reconhecimento integra a história da Opto, que, desde a sua criação, em 1985, contribui para transformar conhecimento e alta tecnologia em produtos industriais.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
12 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Antoni Almeida
Antoni Almeida
11 anos atrás

Quero ver a empresa se levantar de novo.
Mas ja estamos a muito tempo nessa crise, e esta dificil, manter as contas, a familia, gastos basicos ta dificil.

ze roberto
ze roberto
11 anos atrás

A verdade é que a historia da criação dessa industria, é mal contada. O pior que quem paga o pato agora são os trabalhadores que deram o sangue pra enriquecer seus “propretarios”. Cadê o Barba o Candidato dos empregos? já se manifestou?

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

e as pessoas daqui da empresa bloquearam o site do jornal. tTampando sol com a peneira.

Maria Helena
Maria Helena
11 anos atrás

É lamentável que esta empresa tenha chegado a este ponto, trabalhei lá por muitos anos, fui mandada embora juntos c/outros funcionários, fui muito humilhada pelo me ex-chefe da Divisão Médica!

Marferrano
Marferrano
11 anos atrás

A incompetência administrativa destruiu o trabalho de muitos. Donos são processados por crime de sonegação e desvio de recursos do Fgts e Inss. Enquanto funcionários não recebem, há dono vivendo como marajá, madame só no perfume importado e carrão. Se a delegacia do trabalho não criar vergonha e cumprir seu papel, em pouco tempo não sobrará nada, não haverá o que fazer, vão rapar o fundo do tacho.

belita
belita
11 anos atrás

Pois é….esta empresa é referência em tecnologia, fundada e gerida por ” cabeças intelectuais” da USP. veja como são as mentiras que o PT prega na cidade, se esta empresa que gera 150 empregos direto esta assim….será que os 100, 10, 5 que novas lojas instaladas na cidade suprem as vagas que esta empresa deixou e deixará de sustentar? e ainda se o poder aquisitivo da cidade cair, fato natural com fechamento de empresas como esta novas lojas virão para São Carlos?: claro que não né….então petistas parem de mentir. A tal popularidade da Dilma e do Lula não irão resolver problemas desta natureza…

ANONIMO
ANONIMO
11 anos atrás

NOSSA SANTA IGNORÂNCIA!!!!!!!!!!!!…O QUE O PT TEM A VER COM ISSO?
? SE EMPRESA FALIU FOI POR MÁ GESTÁO…OU SEI LÁ O QUE?
PELO AMOR…QTA ASNEIRA!!!…SÓ LAMENTO AINDA EXISTIR PESSOAS COM PENSAMENTOS TÁO RETRÓGRADOS!!! AFFF!!!!!!!!

anonimo
anonimo
11 anos atrás

Fui demitido em agosto e até hoje nãome pagaram, tampouco homologaram junto aí sindicato

Igor
Igor
11 anos atrás

Isso não parece notícia…parece fofoca…

anonimo
anonimo
11 anos atrás

a OPTO queria fazer satelite… acabou indo para o espaço !!!

Zé
11 anos atrás

Parem e pensem…falar que o trabalhador explorado é usado para enriquecer o patrão que “não faz nada” é coisa de gente medíocre…não é fácil ter a responsabilidade de ter várias famílias dependendo das decisões e dos bons resultados de uma empresa…sei de alguns empresários que perdem a saúde e o sono pensando no que será dessas famílias se a empresa falir…seria certamente mais fácil para eles deixar a empresa ir pro buraco e arranjar um emprego que os pague bem e que tenha muito menos responsabilidade e pensar somente no seu próprio emprego e somente na sua familia…é fácil falar!!! Criticar é simples…

zé dois
zé dois
11 anos atrás

“…….não é fácil ter a responsabilidade de ter várias famílias dependendo das decisões e dos bons resultados de uma empresa!!!!”
Não é mesmo, tanto que não têm! Responsabilidade social “é coisa de quem pensa pequeno, coisa de pobre”, pensam eles. O que se viu mesmo foi: Rally dos sertões, mansões, carrões, festões, cabides, grandes exibições, upgrades matrimoniais, empresas parasitas, e a dívida crescendo… crescendo… crescendo…BUUMMM!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x