11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Paim quer inclusão de projetos de interesse popular no Congresso

Paim quer inclusão de projetos de interesse popular no Congresso

29/06/2013 14h13 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Paim quer inclusão de projetos de interesse popular no Congresso

O senador Paulo Paim (PT-RS) informou ao Plenário, nesta quinta-feira (27), que tem recebido manifestações dos eleitores reconhecendo a iniciativa do Senado Federal e da Câmara dos Deputados de dar respostas às reivindicações populares por meio da elaboração de uma pauta prioritária nas duas Casas. O senador acrescentou, porém, que, na “avalanche de mensagens via correio eletrônico, Facebook, Twitter, telefone, cartas” que recebeu estão pedidos de inclusão, nesta pauta positiva do Congresso Nacional, de projetos de interesse popular que não estariam sendo levados em conta pelos parlamentares.

 

Entre os projetos sugeridos nesses contatos, listou Paim, estão o fim do fator previdenciário, uma solução para o problema dos aposentados e pensionistas do Aerus, a implementação da desaposentadoria, a redução da jornada de trabalho sem alteração de salários, o fim do voto secreto no Congresso, o Estatuto da Juventude, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a taxação das grandes fortunas.

Para o senador, as mensagens que tem recebido, com sugestões de matérias a serem votadas pelo Congresso “também são vozes nas ruas”.

“Por que não aproveitamos esse momento democrático, em que o povo está nas ruas, nas praças, e não colocamos em votação esses projetos?”, propôs.

Paim disse ainda ter recebido mensagens de elogio à iniciativa do presidente da Casa, Renan Calheiros, de apresentar projeto para assegurar gratuidade no transporte público aos estudantes de todo o país. Ele aproveitou para informar que o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, anunciou nesta tarde a garantia de passe livre para estudantes do estado a partir de agosto.

Presidindo a sessão, Renan comunicou ao senador que o projeto que institui o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) foi encaminhado nesta quinta para apreciação da Câmara dos Deputados. Já o Projeto de Lei do Senado 248/2013, do Passe Livre Estudantil, teve a urgência aprovada em Plenário nesta tarde e deve ser votado na próxima semana.

 

VIAGENS

Medidas facilitam turismo interno para aposentados

Através do programa Viaja Mais Melhor Idade – focado aos idosos -, o governo federal  incentiva o brasileiro a viajar pelo país nos períodos de baixa temporada (com menos procura), quando os preços são baixos. Com isso, movimenta o setor – hotéis, voos, passeios e compras. Está prevista a criação de linhas de crédito especiais para três tipos de consumidores: os idosos, jovens e trabalhadores.

De acordo com o Ministério do Turismo, o governo tem conversado com empresários do setor, como agências de turismo e representantes de instituições financeiras dos setores privado e público. No caso do financiamento de viagens aos trabalhadores, os recursos serão procedentes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Na avaliação do ministro Gastão Vieira, existe mercado em potencial a ser explorado com a migração de classes que reforçou a capacidade de consumo no país. Além disso, “nossa população está envelhecendo e com tempo disponível para viajar”.

Perguntado sobre como será o enfoque para os jovens, que estudam durante a baixa temporada, o ministro respondeu que a questão ainda está sendo analisada. Mas, conforme Vieira, as ofertas para este público deverão ocorrer em época de férias escolares. Uma das ideias é disseminar as opções de ecoturismo ou turismo de aventura.

O setor, porém, não está só de olho no público brasileiro. Os empresários esperam a vinda de mais visitantes estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x