6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Planejamento do carnaval já impulsiona foliões

Planejamento do carnaval já impulsiona foliões

12/01/2013 11h46 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Planejamento do carnaval já impulsiona foliões

Mesmo após os planejamentos e gastos das festas de fim de ano, muitas pessoas já estão se programando para o próximo período de festas, o carnaval. Com isso, a corrida por viagens, chácaras, pousadas e outros lazeres já começou.

 

Muitos optam por alugar chácaras mais afastadas da cidade para passar com mais tranquilidade com amigos ou família. Já na segunda semana de janeiro está quase impossível achar um imóvel disponível para alugar.

A proprietária Ana Cláudia de Almeida Gonçalves, de 46 anos, aluga a sua chácara localizada no Bairro Aracê de Santo Antônio, há três anos. Ela comenta que no carnaval muitos interessados já se planejam com antecedência, quase dois meses antes e a procura aumenta cada vez mais, próximo aos dias de festas.

Gonçalves comenta que o carnaval, assim como as datas de Natal e Ano Novo, são os períodos que mais dão lucros, sendo cobrado o aluguel de R$ 500,00 por dia. “É um negócio muito rentável, há meses em que a chácara é alugada todos os finais de semana. São diversas ocasiões, como festas de aniversário, casamentos, acomodações para formaturas ou descanso”, comenta a proprietária.

 

VIAGENS – A procura por pacotes turísticos também é grande, pois muitos contratantes optam pelo serviço por causa da comodidade e despreocupação em viagens.

O agente de viagens da agência Held Turismo, Eduardo Greco, afirma que desde o começo da semana as vendas duplicaram para pacotes promocionais do período de carnaval. O destino mais procurado é o Nordeste do Brasil como as cidades de Maceió e Maragoggi (AL), Porto Seguro e Arraial D’Ajuda (BA) e Fortaleza (CE). Para Natal (RN), as passagens já estão esgotadas.

De acordo com Greco, apesar da grande procura para a alta temporada, as vendas aumentam ainda mais no período pós-carnaval, quando os preços voltam abaixar.

“Na alta temporada os valores dos pacotes chegam a ter diferença de R$ 1 mil a 1,5 mil, mais caro do que a baixa temporada, por isso a procura aumenta após o carnaval. E, além disso, muitas pessoas querem fugir das aglomerações nas praias”, afirma.

Quem prefere praias mais próximas acaba se deslocando para o litoral paulista, sul ou norte. O estudante Ricardo Almeida, de 25 anos, irá passar os quatro dias de carnaval na praia de Ubatuba com mais seis amigos. Para garantir a festa no litoral, o grupo reservou um apartamento logo no começo deste mês.

“É difícil arrumar casa ou apartamento para o carnaval, se deixar para depois, não consegue nada, por isso nos planejamos com antecedência”, afirmou Almeida.

 

RETIROS – Há outras pessoas, inclusive jovens, que preferem não participar das festas carnavalescas e optam por participar de retiros religiosos. Em São Carlos, dois grupos religiosos com mais de 100 integrantes procuram nesta época o distanciamento das comemorações e se alojam em chácaras ou escolas para passar os dias de carnaval praticando atividades esportivas e religiosas.

Bruno Giovany Passin, de 23 anos, participa de retiros religiosos há cerca de cinco anos e diz que o retiro passou a ser uma conduta em todos os carnavais.

“O intuito é se afastar das comemorações mundanas que ocorrem neste período, pois através dos ensinamentos bíblicos, não entendemos isso como correto”, explica Passin.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x