17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Shopping Iguatemi vive processo de decadência

Shopping Iguatemi vive processo de decadência

05/04/2013 11h08 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Shopping Iguatemi vive processo de decadência

Mesmo antes de completar 16 anos, o Shopping Center Iguatemi está vivendo um grande processo de estagnação e é hoje o centro de compras mais fraco do Grupo Iguatemi. A crise soma insatisfação dos lojistas, poucas atrações para os consumidores e falta de arrojo da direção para enfrentar a concorrência regional. O resultado é que grande parte dos consumidores de São Carlos está preferindo comprar nos shoppings de Ribeirão Preto, Araraquara e Piracicaba, entre outros. Estacionamento acanhado, promoções tímidas e falta de divulgação também estão entre os problemas atuais. Uma das poucas atrações do centro de compras tem sido o hipermercado Extra, âncora de sucesso que evita um aprofundamento da crise.

 

Inaugurado com pompa e circunstância nos segundo semestre de 1997, o Shopping Iguatemi chegou a São Carlos após décadas de espera como uma verdadeira coqueluche. Porém, aos poucos várias marcas nobres foram deixando o shopping. Muitas lojas deixaram o centro de compras e se instalaram no centro da cidade, nos corredores comerciais do Alto da Cidade, na avenida Dr. Carlos Botelho e na rua 15 de Novembro.

 

EMPRESÁRIOS – Um lojista que deixou o shopping há pouco tempo disse que manter uma loja no Iguatemi é “prejuízo na certa”. “Os valores dos aluguéis são absurdos, no nível de Ribeirão Preto enquanto o poder aquisitivo da população de São Carlos e região é bem menor. O condomínio também é muito caro. Além de tudo temos que pagar tudo e não podemos sequer reclamar, pois o shopping não é comandado de forma amplamente democrática”, ressaltou ele. 

De acordo com outro empresário que deixou o Iguatemi São Carlos há alguns anos, a tabela praticada em São Carlos é a mesma do Iguatemi Campinas. “É algo surreal, pois não temos nem a população e muitos menos o poder aquisitivo da Região Metropolitana de Campinas”, garante.

Outra empreendedora disse que ficou durante 10 anos com uma loja na Praça de Alimentação sem conseguir obter um único centavo de lucro. “O que consegui foi apenas ‘empatar’ o investimento. Quando consegui zerar os valores, deixei o Iguatemi, pois há uma falta total de estratégia par atrair os consumidores”.

Por outro lado, os empresários também reclamam que são obrigados, devido aos custos de manter uma loja no Iguatemi, a praticar preços muito altos dos produtos, o que acaba afastando os compradores.

 

OUTRO LADO – A reportagem não conseguiu falar com a gerência do Shopping Center Iguatemi na tarde ontem para comentar o assunto.

 

CLIENTES

Consumidores criticam estacionamento e ponto de ônibus

 

Mas não são apenas os empresários que sofrem com os problemas do shopping. Os consumidores que vão até o local de carro nos finais de semana sofrem para conseguir uma vaga de estacionamento. A falta de planejamento do comando do centro de compras fez com que, para ter a primeira ampliação, há alguns anos, houvesse a redução de várias vagas. Então, o Iguatemi andou na contramão da história, reduzindo os espaços para automóveis enquanto a tendência era de um natural aumento do número de consumidores. “Ultimamente não dá mais para ir ao shopping. Para estacionar é sempre um problema. Além disso, transitar a pé pelo local é perigoso, pois por falta de sinalização, estamos sempre correndo o risco de ser atropelados”.

Aliás, quem vai ao shopping de ônibus sofre ainda mais. O ponto de ônibus existente no local é bastante limitado e não comporta o número de consumidores que usam o transporte coletivo. O resultado é que muita gente sofre com o sol e a chuva enquanto esperam o ônibus. Além disso, entre o ponto de ônibus e a primeira entrada do shopping existe cerca de 200 metros a serem vencidos, o que, em dias de chuva, representa vários problemas.

 

CINEMA – Outro setor bastante criticado pelos usuários do local é a rede de cinemas. O publicitário Marcelo Ribeiro afirma que os Cines Iguatemi exibem grande parte dos filmes dublados, o que desagrada os espectadores. “Quando vou assistir a algum filme vou ao Cine São Carlos, pois lá os filmes são legendados”, comenta. Além disso, o cinema do shopping cria obstáculos para cumprir a Lei da Meia Entrada para os estudantes. “Cheguei a ser barrado no cinema, isso é um absurdo, pois não cumprem a lei”, disse um estudante.

 

ROTATIVIDADE

90% das lojas de 1997 já foram substituídas

 

Desde o início das atividades do Iguatemi em São Carlos até hoje, mais de 90% das lojas que existiam na inauguração já foram substituídas. Recentemente fecharam as portas a boate e restaurante Zoe, a loja da Claro e a Colchões Ortobem, entre outras. Um dos motivos são as promoções extremamente medíocres que o shopping vem fazendo, doando brindes baratos em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais e etc. No final do ano, enquanto o Ribeirão Shopping sorteia duas Mercedes Benz, em São Carlos se sorteiam carros Peugeot, um dos menos procurados pelos consumidores.

 

REDUÇÃO DE OPÇÕES

Usuários ficam sem caixas eletrônicos

 

Mais uma vez correndo contra a correnteza, nas últimas semanas o shopping retirou um caixa eletrônico Banco 24h, que oferecia serviços de vários bancos aos usuários e outros caixas de outras instituições. Atualmente, somente quem tem conta no Bradesco ou Santander consegue usar caixas eletrônicos no Iguatemi. “Isso é um total absurdo, um descalabro. Enquanto em todos os shoppings se aumentam os serviços, aqui se reduzem. É este o shopping da Capital da Tecnologia. A gente não merece isso”, desabafou o aposentado Carlos Gentil de Almeida Barros.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
30 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jo
Jo
11 anos atrás

Shopping? Que shopping? RSSSS

Toper
Toper
11 anos atrás

Acredito que o erro maior foi não ter construído um novo, dessa forma não há concorrência e fica meio monopolizado, e cria realmente uma estagnação.

fernando
fernando
11 anos atrás

vai acontecer o mesmo que aconteceu com o tropical shopping em araraquara

Aparecido
Aparecido
11 anos atrás

Na verdade o shopping não tem a guarda municipal vigiando algumas pessoas que entram no shopping para consumir bebidas e alimentos dentro do extra, e também o número de pessoas que ficam pelo lado de fora consumindo drogas e bebendo.

Estudante
Estudante
11 anos atrás

Isso é falta de concorrência. A zoe foi a última grande perda do shopping. E no facebook deles ficou claro que eles tentaram de todas as formas permanecer no local, mas a administração não cedeu e parece ter sido intransigente. E o cinema, não tenho o que comentar. Qualquer cidade com o porte de São Carlos já tem, no mínimo, salas tipo stadium e com som digital, que é o mínimo que uma sala basicona oferece. A situação das salas de cinema daqui é deplorável…prefiro ver filme em casa ou ir aos cinemas das cidades vizinhas.

Fernanda
Fernanda
11 anos atrás

Eu acho um absurdo a questão do cinema mesmo… Eles barram quem cursa técnico!!! E é verdade a questão de ampliarem nos lugares da claro, ortobom e polishop. Mas pq tiraram todos os bancos e deixaram o bradesco??? O certo seria deixar o banco 24 hrs para todos terem acesso. E o ponto de ônibus é péssimo mesmo. Agora em relação aos vendedores, não generalizem.

Caio
Caio
11 anos atrás

Umas das primeiras coisas que devia mudar são as vendedoras, você entra na loja elas te medem de cima a baixo, e botão uma banca como se fossem as mulheres mais lindas e ricas do mundo, mais na verdade andam de Atenas e não tem aonde cai morta.

estevan
estevan
11 anos atrás

bom, daqui á alguns dias, o lugar que voces estão reclamando que não tem caixa e blá blá blá, vai se tornar um canteiro de obras, a polishop também, vai sair igual a ortobom e claro, que coisa neh, uma do lado da outra, engrado neh, mas vocês vão descobrir, e ela vão retornar pra melhor atende-los.

aline
aline
11 anos atrás

O SHOPPING DE SAO CARLOS É MUITOO RUIM ….ESTACIONAMENTO ,ADMINISTRAÇÃO,PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO MUITO PEQUENA MAIS PARECE UMA GALERIA DO QUE SHOPPING…….AHH E AS LOJAS FECHAM SIM POR VONTADE PROPRIA ACABA O CONTRATO E ELAS NAO RENOVAM PQ É UM ABSURDO O VALOR DO ALUGUEL

BINA
BINA
11 anos atrás

ALINE VC DEVE ESTAR ACOSTUMADA COM PORCO ,VACA..PRA TA SE PREOCUPANDO COM SHOPPING SENDO Q DEVERIA SE PREOCUPAR COM SAUDE ,TRANSPORTE E SEGURANÇA DA NOSSA CIDADE…..CUIDA DA SUA VIDA SEM CULTURA…ABRAÇO

Cidadã
Cidadã
11 anos atrás

Os shoppings da região são muito mais atrativos e até mesmo mais interessantes financeiramente ao consumidor… Sem contar o péssimo atendimento que muitas das lojas do grupo oferecem! Será o fim dele, assim como aconteceu com o shopping de Limeira e também de Araraquara??????

MARCELO
MARCELO
11 anos atrás

PROCUREI O SHOPPING IGUATEMI HÁ UM TEMPO, POR INTERESSE EM UM PONTO E ADIVINHEM ?
NÃO TIVE RESPOSTA NENHUMA. TEMOS QUE COLHER O QUE PLANTAMOS.

Cliente
Cliente
11 anos atrás

Estranha reportagem.
Atuais logistas não foram citados.
Seria pq estão satisfeitos com a parceria com o Shopping e elogios não cabiam a publicação?

Anonimo
Anonimo
11 anos atrás

A rotatividade de lojas no centro da cidade, nos corredores comerciais do Alto da Cidade, na avenida Dr. Carlos Botelho e na rua 15 de Novembro não ocorrem com frequencia??? O custo de ocupação nesses locais é baixo?

alessandro
alessandro
11 anos atrás

Tem gente que acha que o Shopping é mercadão, xo povo do araci!

alessandro
alessandro
11 anos atrás

Marcelo, aqui não comercializamos “muanbas”.

Alessandro
Alessandro
11 anos atrás

Sr. jornalista, o Sr. está equivocadamente enganado e vai quebrar a cara muito breve, aconselho a procurar a administarção do Shopping e se redimir enquanto é tempo.

Consumidora
Consumidora
11 anos atrás

Realmente o ponto que mais me deixa indignada é o cinema , ele barrarem o sistema meia entrada e o valor é completamente abusivo , e ter filme a maioria dublados é completamente RIDICULO fora que os cinemas estão precisando urgente de uma reforma , é por causa desses e outros motivos que ando indo para os shoppings das cidades vizinhas que com certeza estão BEM MELHORES !

Consumidor
Consumidor
11 anos atrás

Será??? Sou consumidor e não é o que eu escuto de amigos lojistas.
Claro fechou???E o quiosque da CLARO é o que dentro do Shopping.
Amigo creio que esteje enganado, as lojas não fecham por vontade própria e sim são convidadas para se retirarem do Shopping.
Obrigado.

Maria Elisabeth
Maria Elisabeth
11 anos atrás

Acho que voce está equivocado a respeito de que os carros da Linha Peugeot são menos procurados. Engano seu! Pois o carro que foi sorteado é um dos melhores já fabricados!

Alessandra
Alessandra
11 anos atrás

Um absurdo mesmo os caixas serem retirados!!!!!!!!

...
...
11 anos atrás

De todas as lojas da rede Jin-jin só a de São carlos não passou a ser WOK … pq será???

Raquel
Raquel
11 anos atrás

Outro ponto a ressaltar sobre o cinema é que além de dificultarem meia entrada a estudantes, atendimento é péssimo, qualquer pessoa que eu converso tem alguma reclamação em relação a isso.
Os atendente são muito mal educados e se você pede para falar com o gerente a situação só piora.

paladino
paladino
11 anos atrás

O poder aquisitivo da população de São Carlos e região é bem menor????? Isso é resposta padrão de
quem não tem o que falar.. Será que os atacados emormes, supermercados que se instalaram aqui nos ultimos tempos tambem pensam como o Sr? Tenha Santa Paciencia.

Maria Lucia
Maria Lucia
11 anos atrás

O maior problema é o ATENTIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS DAS LOJAS dada aos clientes, qdo entramos eles nos olhas assim: QUE SACO OUTRA MALA PARA ATENDER!, ou então nos medem de cima em baixo, não aprenderam ainda que o que interessa não e a aparência, mas sim o que o cliente pode gastar, pois no meu caso só entro em loja que posso pagar.

paulao
paulao
11 anos atrás

Isso tudo é o reflexo de administrações politicas passadas que enganaram o povo com falsas promessas e mentiras visando somente seus interesses eleitoreiros criando-se lenda que eramos uma ilha da fantasia, agora a mascara caiu e as coisa erradas devagar começam aparecer,

Cliente
Cliente
11 anos atrás

“Um dos motivos (da rotatividade de lojas) são as promoções extremamente medíocres que o shopping vem fazendo, doando brindes baratos…

Que comentário infeliz!!!!!!

Luís
Luís
11 anos atrás

Por mim pode fechar, derrubar e fazer um condomínio. É raro eu ir naquele lugar mesmo….

Patricia Coelho
Patricia Coelho
11 anos atrás

Por mais que haja comentarios bons e ruins, o Shopping Iguatemi Sâo Carlos, merece uma reestruturação total, repaginação pois esta com uma estetica pouquissimo agradavel aos olhos, na qual influencia muito o fluxo de olhares interessados em consumir algo que ali se vende, projetos arquitetonicos, paisagisticos, mobilidade, ampliação, acabamentos externos e internos, atrativos, reorganizaçao de vitrines atrairia muito mais clientes, pois sao carlos ha um poder aquisitivo muito bom, mas por falta de indole e inteligencia na administraçao do mesmo faz com que seus clientes viagem a cidades mais estruturadas apenas para motivos de compras, por serem mais atrativas, porem sem menor custo… e ai ?

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Fui no shopping ontem. A loja da Claro agora vai ser do lado do Boticário. A antiga loja da Claro e a dos colchões Ortobom foram fechadas porque o espaço será utilizado para a futura expansão do shopping (já tem placas lá informando). Os caixas eletrônicos saíram pelo mesmo motivo.

Onde era o Deck vai abrir um Pão de Queijo Gourmet, naquele espaço vago em frente à Kopenhagen vai abrir uma Pink Biju, e naquele em frente à livraria vai abrir uma doceria. Em resumo, hoje o único espaço realmente disponível no shopping é aquele onde era a Zoe.

Bom saber que agora a expansão finalmente vai sair do papel.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x