6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Suplementos e esteroides anabolizantes não devem ser confundidos

Suplementos e esteroides anabolizantes não devem ser confundidos

23/05/2013 11h06 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Suplementos e esteroides anabolizantes não devem ser confundidos

Nos últimos dias muito tem se falado a respeito do estado de saúde do cantor Netinho. O cantor está internado na UTI desde o dia 10 de maio e a junta médica apontou o uso de esteroides anabolizantes como uma das complicações de seu caso. Diante disso, muitas dúvidas surgem na população que utiliza ou tem vontade de consumir certos suplementos alimentares. O nutricionista esportivo, Eduardo Nordi, esclarece que suplementos alimentares são constantemente abordados de maneira incorreta e envolvidos em histórias sensacionalistas. “Algumas histórias chegam ao ridículo de associar ou confundir suplementos alimentares com esteroides anabolizantes”.

 

Segundo Nordi, suplemento, tal como o próprio exercício físico é anabolizante, mas não é um esteróide anabólico. Isto pode parecer óbvio para a maioria das pessoas envolvidas com atividade física, mas a realidade do mundo leigo em nosso país é muito diferente.

Eduardo acredita que o grande diferencial dos suplementos é a praticidade de poder se alimentar de forma adequada, mas rapidamente. “É mais fácil comer batata doce e frango às dez horas da manhã no meio de uma reunião em seu escritório do que tomar uma deliciosa refeição líquida sabor chocolate com o mesmo valor nutricional?”, questiona o nutricionista. “Sem dúvida, o grande diferencial dos suplementos alimentares é tornar nossa vida mais fácil, além de permitir uma nutrição adequada em horários nos quais a alimentação sólida seria inviável”, fala o nutricionista esportivo.

Nordi acredita que suplementos devem ser usados com orientação. “A verdade é que realmente existem no mercado alguns suplementos com eficácia ainda não comprovada, mas também existem inúmeros outros que podem auxiliar e muito no alcance de uma perfeita nutrição”, diz. “O ideal seria que antes de introduzir um suplemento em sua dieta, o indivíduo procurasse os serviços de um nutricionista esportivo. Este profissional irá ajustar a suplementação adequada de acordo com as características e objetivos de cada pessoa. Desta forma, posso garantir que os resultados seriam muito otimizados, não ocorrendo perda de tempo nem dinheiro”, complementa.

Para ele, equilíbrio é a melhor maneira de ser saudável. “Posso garantir que uma alimentação rica em gorduras, açúcares simples, fora de hora e muitas vezes acompanhada de sedentarismo é que realmente trazem malefícios à saúde. A prática de atividade física, acompanhada de uma ótima nutrição e caso necessário, de uma suplementação alimentar é a melhor forma de um indivíduo manter-se saudável”, conclui o nutricionista esportivo.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x