5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Turismo de negócios deve movimentar região

Turismo de negócios deve movimentar região

11/09/2013 00h51 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Turismo de negócios deve movimentar região

A Azul Linhas Aéreas começa a venda de passagens aéreas de Araraquara para Campinas a partir de 11 de novembro, segundo informou a assessoria de imprensa da companhia. Faltam definir os horários dos voos e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) deu parecer favorável às operações da empresa no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão.

 

As agências de turismo ouvidas pelo Primeira Página estimam que os voos diários na região podem fomentar ainda mais o turismo de negócios. Diretora de negócios da agência Clube Turismo, Aline Gementi, lembra que no passado, a Pantanal Linhas Aéreas, hoje incorporada pela TAM, realizava  voos de Araraquara para São Paulo. A operacionalização da rota terminou em 2007.

“Os voos aconteciam, na maioria das vezes, em caráter de negócios. Acredito que a volta dos voos regulares à região tem demanda porque estamos no centro do Estado de São Paulo, com grandes indústrias e uma movimentação intensa de negócios”, explica.

Geórgia Dutra, sócia da Nomadi Turismo, acrescenta que o polo universitário deve ser beneficiado com os voos regulares da Azul. “O turismo receptivo regional tem muito a ganhar com os voos regulares. As universidades da região de São Carlos e Araraquara realizam grandes eventos, que congregam inúmeros pesquisadores e professores e, sem

dúvida, os voos diários vêm para suprir essa necessidade”, afirma.

 

PASSAGEIROS

A assessoria de imprensa da Azul informou que a empresa ainda não tem uma estimativa de volume de passageiros.  Porém, como a companhia tem 50 destinos a partir de Campinas, o passageiro que sai de Araraquara terá a possibilidade de fazer a conexão para qualquer destino do Brasil.

Para quem sai de São Carlos, o aeroporto mais próximo é o Leite Lopes, em Ribeirão Preto. “Ter voos em Araraquara será uma facilidade enorme, além de uma economia de tempo”, ressalta Aline.

Atualmente, o aeroporto de Araraquara recebe obras de reforma e ampliação. A inauguração deve acontecer em outubro e os investimentos são de R$ 7,9 milhões. Desse montante, apenas R$ 500 mil são da Prefeitura; o restante é do governo do Estado.

O terminal de passageiros passará de 210 metros quadrados para 1,6 mil metros quadrados e terá salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais para lojas e locadoras de veículos.

Para o Daesp, o início dos voos comerciais no Bartholomeu de Gusmão só foi viabilizado em função da construção do novo terminal de passageiros, adequação da pista e implantação de sistema viário. O empreendimento deve gerar 40 empregos.

Ainda de acordo com informações do Departamento Aeroviário de São Paulo, em 2012 o aeroporto movimentou 21.709 passageiros em 18.811 pousos e decolagens. De janeiro a julho de 2013, foram registrados 14.558 passageiros e 11.646 pousos e decolagens.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x