17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Venda de imóveis usados sofrem queda; alugados tiveram alta

Venda de imóveis usados sofrem queda; alugados tiveram alta

08/03/2013 11h22 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Venda de imóveis usados sofrem queda; alugados tiveram alta

Pesquisa feita pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) com 1.386 imobiliárias de 37 cidades mostra que, no ano de 2012, o volume de imóveis usados vendidos teve uma queda de 18,99% em relação a 2011. E o número de casas e apartamentos alugados teve alta de 9,22%.

 

O setor imobiliário de imóveis usados e novos em São Carlos tem boa rotatividade em relação à procura e oferta. O delegado sub-regional do Creci da cidade, Wenderçon Matheus Junior, explica que a maioria dos móveis usados tem procura de acordo com a oferta e são ocupados rapidamente.

Dependendo da necessidade do comprador, muitos imóveis usados são escolhidos para moradia ou comércio, principalmente próximos a corredores comerciais, universidades e indústrias.

No ano passado, os preços dos imóveis usados e dos aluguéis residenciais sofreram um recuo de aproximadamente 15%, ou mais especificamente de 14,88%, segundo o estudo, que apurou mês a mês todos os preços de imóveis vendidos e dos aluguéis novos contratados nas imobiliárias consultadas.

Segundo o Creci-SP, a queda nas vendas é um reflexo do baixo crescimento da economia no ano, do maior endividamento das famílias e do aumento da inflação. Como consequência, o aluguel se tornou a única opção de moradia para muitas famílias.

A entidade também ressalta que ainda que a nível estadual tenha sido verificado um recuo nas vendas e nos preços, o comportamento dos preços não pode ser generalizado.

No caso dos imóveis novos, a preferência por condomínios fechados vem aumentando, levando em consideração os valores agregados como segurança e comodidade. A grande maioria de compradores que deixam suas residências à procura de imóveis novos prefere utilizar o antigo imóvel como uma renda extra, disponibilizando-o para aluguel.

Com as facilidades de crédito, como consórcio e financiamentos, a procura aumenta a oferta de mercado para compra em ambos os casos, porém há requisitos para aderir a um crédito imobiliário.

Nos comentários conclusivos sobre a pesquisa, o CRECI-SP afirma que mais do que nunca os compradores precisam ter cuidado na hora de alugar e de comprar, uma vez que há imóveis à venda que estão com sobrepreço, em muitos casos por influência de lançamentos vizinhos, ainda que também seja possível encontrar muitos imóveis que se valorizaram diante de melhorias na região.

Segundo eles, neste momento o mercado de usados “não está para amadores”, portanto, a dica é pesquisar exaustivamente e comparar preços para evitar maus negócios.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x