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Vendas de ovos de chocolate crescem 10%

05/04/2012 09h09 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Vendas de ovos de chocolate crescem 10%

A expectativa para o final das vendas dos ovos de chocolate para a Páscoa em 2012 é de que o consumo cresça perto de 10% em relação a mesma data do ano passado. A aposta da Associação Paulista de Supermercados (Apas) é de que as classes “C”e “D”, emergentes no consumo de produtos fora da cesta básica, inflacionem as vendas.

O vice-presidente da Apas e ex-diretor da regional em Ribeirão Preto, Aurélio Mialich, disse que pesquisa encomendada pela associação mostra que a cada ano há um consumo pelo menos 10% maior de chocolate per capita. “Com base nesses dados, orientamos aos supermercadistas que se compre esse volume a mais para suprir a demanda do mercado”, afirmou.

Não muito distante dessa realidade, o gerente comercial da rede de supermercados Jaú Serve, Welton Luiz Zabotto, informou que para as 14 lojas da rede foram comprados 200 mil ovos de chocolate, 10 mil a mais que o ano passado. “O controle de estoque já levantou que 50% dessa compra já foram vendidos a cinco dias da Páscoa”, relatou.

O crescimento das vendas deve ser puxado, principalmente, pelos consumidores da classe C que, nos últimos anos, vêm ampliando seu poder de compra; também mudou a rotina do consumidor que cada vez menos tem deixado para comprar próximo da data. “Estamos trabalhando sem folga para repor os estoques de ovos de Páscoa na região de São Carlos”, disse o represente de uma empresa especializada em chocolate no País, Alex Rodrigo Moraes.

Ele relata também que para as 35 lojas que atende na região foram planejados 7 mil ovos de chocolate, dois mil a mais que o ano passado. “Hoje (ontem), a distribuidora não tem mais ovo para entregar se alguma loja ligar procurando”, disse.

O casal Rodrigo e Rosana Almeida estava ontem fazendo as suas compras. No carrinho de supermercado havia perto de meia dúzia de ovos de diferentes estilos. Questionado se o volume de compra era para abastecer a criançada em casa, eles revelaram que a criança era no singular, apenas um filho, mas estavam aproveitando para comprar um volume maior de ovos para poder degustar os vários sabores oferecidos no mercado. “Aqui tem ovo para o pai, para a mãe e até para a avó”, revelou Rosana.

Um pouco mais econômico foi Layon Vieira que comprava o sabor e modelo, diferenciados a pedido da namorada. Acabou escolhendo três tipos, um deles para presentear a mãe, a mesma que lhe deu o nome de personagem de desenho animado dos ThunderCats, que ela era fã. “Esses estilo diferente de ovo é coisa da minha namorada. Ela viu e gostou”, referindo-se a um produto retangular, mas que lembra um ovo de chocolate depois da embalagem retirada.

A Apas ressaltou que a Páscoa traz aumento nos preços do chocolate. De acordo com o índice de preços nos supermercados, medido pela associação, nos últimos doze meses o preço do chocolate registrou queda de 4,23%. No entanto, em janeiro, este indicador apresentou alta de 0,63%. A estimativa de fornecedores consultados pelo Departamento de Economia da Apas é de que os preços fiquem, em média, 9% mais caros este ano em relação ao ano passado.

 

Ipem alerta consumidor na compra de ovos de Páscoa

 

Na semana da Páscoa, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) alertou o consumidor quanto aos principais itens que devem ser observados na compra dos ovos de chocolate. Leia abaixo algumas dicas para orientar na hora da compra:

Todo ovo de chocolate deve apresentar na embalagem, de forma clara, a indicação do peso líquido. Como qualquer produto acondicionado, é importante frisar que o peso líquido deve se referir somente ao produto. O peso da embalagem e dos brindes não deve ser levado em consideração.

O Ipem adverte também para a numeração dos ovos de chocolate, que não é indicativa de peso. Os ovos de numeração maior não pesam mais. Esta escala varia de fabricante para fabricante e serve somente como referência. O consumidor deve se orientar apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate.

Outro item importante é a presença de brindes e brinquedos nos ovos de Páscoa, que devem trazer, obrigatoriamente, a indicação de faixa etária e a marca de conformidade do Inmetro, que garante a segurança das crianças que vão brincar com o objeto. Também na embalagem do produto deve estar impressa a frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”.

A Operação Páscoa, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) e da Fundação Procon/SP, realizada entre os dias 26 e 27 de março, refutou dois dos 16 itens examinados no laboratório de São Carlos, o que equivale a um índice de 12,5% de reprovação. A fiscalização avaliou se o peso dos produtos condizia ao volume especificado nas embalagens.

A avaliação da equipe do instituto tem como objetivo inspecionar produtos pré-medidos – aqueles que são pesados antes de serem disponibilizados ao consumidor – destinados às festividades de Páscoa, como chocolates e pescados glaceados.

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