23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > ‘Xô Inadimplência’ facilita negociação da dívida

‘Xô Inadimplência’ facilita negociação da dívida

01/08/2013 23h21 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
‘Xô Inadimplência’ facilita negociação da dívida

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) , iniciou ontem,  a 11ª Campanha Xô Inadimplência que busca incentivar o consumidor com dívida no comércio a quitar as parcelas em atraso e limpar o nome junto ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SPC). 

 

A campanha se estende até dezembro. Nesse período o consumidor interessado em negociar suas dívidas deve ir até o box da Acisc no Mercado Municipal portando um documento e verificar se a empresa para a qual está devendo está entre as 300 que integram a campanha.

“É uma oportunidade de os devedores pagarem suas dívidas de forma barata e simplificada”, comenta o presidente da associação, Alfredo Maffei Neto.

Os técnicos da Acisc fazem a consulta para identificar a dívidas do consumidor e eles mesmos fazem a negociação, funcionando como intermediadores para evitar o desgaste da negociação. “Muitas vezes, as pessoas vão fazer a consulta e se surpreendem ao saber que estão com as dívidas”, diz o presidente.

Além de simplificar o pagamento, a ação também prevê a redução das dívidas no caso daqueles que quiserem efetuar o pagamento à vista e a retirada imediata do devedor do banco de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), deixando-o com o “nome limpo” para efetuar novas compras.

A exclusão do nome junto ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) acontece no ato do pagamento, ou seja, o consumidor já volta a ter o nome limpo para fazer novas compras no comércio de São Carlos.

Durante o “Xô Inadimplência”, os consumidores não pagam juros nos pagamentos à vista, apenas uma pequena taxa para ressarcir as despesas do procedimento. Quando há parcelamento dos débitos, a empresa é que pré estabelece os juros que quer aplicar, obviamente de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Com a ação, a Acisc acredita que mais de mil pessoas devem ficar livres de dívidas até dezembro, podendo comprar a crédito para as festas de fim de ano. “Em São Carlos, cerca de 40 mil CPFs estão no SCPC, mas esse número é considerado normal se compararmos com outras cidades”, relatou Maffei.

Desses consumidores, em média 1,5 mil conseguem negociar suas dívidas com a campanha como contabiliza a média histórica registrada pela Acisc. Maffei lembra ainda que a medida serve como um alerta. “A campanha acaba sendo preventiva, alertando sobre a necessidade de pagar as contas em dia para evitar complicações”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x