3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Cavalos ganham tratamento de estrela do rock

Cavalos ganham tratamento de estrela do rock

10/04/2012 19h26 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Cavalos ganham tratamento de estrela do rock

O caminhão azul cuidadosamente se junta a uma fila de carros enfileirados ao longo da plataforma do Eurotunnel em Calais, no norte da França, conforme se inicia o embarque no túnel ferroviário que liga a França à Grã-Bretanha.

 

No interior, Voske, um cavalo campeão de salto de 10 anos, e seus seis companheiros equinos se alimentam de feno antes da última etapa de sua viagem Miami-Amsterdã-Grã-Bretanha.

“Eles estão ficando entediados, como nós”, disse Sophie Broome, uma das três cavalariças que cuidam dos cavalos desde que eles deixaram a Flórida e o Festival Equestre de Inverno.

Os sete puro-sangue estão viajando no serviço dedicado ao transporte de cavalos que a Eurotunnel lançou antes da Olimpíada de Londres neste verão, quando espera-se que 1.000 cavalos viajem para a Grã-Bretanha.

Cavalos de competição de elite podem viajar até milhares de milhas a cada ano e exigem cuidados especiais dignos de estrelas do rock mimadas.

A Eurotunnel, que tem transportado passageiros e carga ao longo do túnel de55 quilômetrosde comprimento desde 1994, juntou-se a quatro empresas de transporte de cavalos para fornecer um serviço mais rápido e mais suave que visa minimizar os inconvenientes para os cavalos premiados, que devem chegar no auge de sua forma para as competições.

“Estamos sempre à procura de maneiras para expandir nossos serviços para o transporte no canal”, disse Jo Willacy, diretor comercial da Eurotunnel. “Percebemos há alguns anos que claramente haveria uma grande oportunidade para o transporte relacionada aos Jogos Olímpicos.”

Mudanças ambientais e o estresse da viagem podem enfraquecer o sistema imunológico dos cavalos, tornando-os mais suscetíveis a doenças e até mesmo a condições fatais.

Comparado com o serviço de balsa de 90 minutos, uma viagem no Eurotúnel leva apenas 35 minutos, requer tempo mínimo de espera e está disponível até quatro vezes a cada hora.

A Eurotunnel começou a trabalhar com três empresas britânicas de transporte de cavalo -Peden Bloodstock, Harbour Shipping e John Parker International- em março de 2010, visando não apenas os clientes que precisavam transportar cavalos para competições, mas também britânicos proprietários de cavalos que queriam levar seus animais para suas casas de férias na França.

“Queríamos entender os clientes, antes de lançar totalmente o serviço”, disse Harvey Alexander, diretor de marketing e vendas da Eurotunnel.

O transporte de cavalos precisa ser meticulosamente planejado já que a viagem tem seu peso sobre os cavalos. Os animais ficam propensos a estresse e podem desenvolver condições graves, como enjoos ou uma doença respiratória.

Viajar em espaços apertados significa que eles não podem abaixar a cabeça livremente para cheirar, tossir e limpar a garganta e os pulmões.

Eles também têm que comer com a cabeça erguida, de pé em um lugar, em vez do comportamento típico do pastoreio com a cabeça para baixo.

Para minimizar o risco de doenças, os veículos utilizados para o transporte de cavalos devem ser mantidos os mais limpos possíveis para evitar um acúmulo de partículas de poeira e precisam de ventilação adequada para garantir que os cavalos possam respirar ar puro e fresco o tempo todo. Feno e alimentação têm que ser mantidos umedecidos para evitar a poeira.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x