Ex-atacante Smolarek morre aos 54 anos
O ex-atacante da Polônia Wlodzimierz Smolarek, importante integrante da seleção que ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, morreu aos 54 anos de causa desconhecida, informou a Federação Polonesa de Futebol (PZPN) nesta quarta-feira, 7.
“É difícil imaginar. Wlodek era meu amigo, companheiro de campo. Ele era o bom espírito do time”, disse Grzegorz Lato, que jogou ao lado dele e agora é presidente da federação, em comunicado.
Smolarek, cujo filho Ebi também se tornou jogador de futebol, é o primeiro membro daquela seleção a morrer, afirmou o jogador Zbigniew Boniek.
“À primeira vista ele parecia taciturno, mas era convencido e confiante no jogo”, disse Boniek, que jogou com ele no Widzew Lodz e na seleção nacional antes de se juntar à Juventus.
Smolarek jogou 60 vezes pela seleção da Polônia e marcou o primeiro gol da equipe nos jogos finais da Copa de 1982 em uma vitória de 5×1 sobre o Peru.
Em 1986, Smolarek integrou o Eintracht Frankfurt e dois anos depois se mudou para a Holanda, onde jogou pelo Feyenoord e Utrecht. O filho dele Ebi joga no ADO Den Haag.