12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Judô busca feito histórico

Judô busca feito histórico

25/10/2011 17h18 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Judô busca feito histórico

sem-imagemTerceiro esporte brasileiro com mais medalhas conquistadas em Jogos Pan-americanos – com 98, perde apenas para a natação (158) e para o atletismo (142) -, o judô inicia sua caminhada em Guadalajara nesta quarta-feira, 26. Com uma equipe que alia força e experiência, o Brasil espera conquistar medalhas em todas as categorias e ratificar sua condição de referência nas Américas. No primeiro dia de competição, lutam Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg), a partir das 11h (14h de Brasília), no Ginásio CODE II.

Segundo Ney Wilson, coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô e chefe de equipe em Guadalajara, o Pan 2011 é uma das metas da temporada. “Estamos levando uma equipe forte e experiente, mesmo sabendo que nove atletas do grupo nunca participaram de uma edição de Jogos Pan-americanos ou Olímpicos. Vamos buscar o melhor resultado possível e ajudar o Brasil no quadro de medalhas”, comentou. “Todo atleta quer ter a experiência de competir e subir num pódio de Jogos e, com certeza, nossa meta é medalhar em todas as 14 categorias, o que seria histórico. O judô brasileiro é referência pan-americana e vamos impor nossa força”, enfatizou Ney Wilson, que tem consciência do alto nível técnico do evento e das dificuldades dos confrontos, sobretudo contra Cuba.

O fato de Guadalajara 2011 ter ficado de fora do processo seletivo para os Jogos Olímpicos Londres 2012 não tirou a motivação do judoca Leandro Guilheiro, medalha de bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008 e prata no Pan-americano do Rio (2007). “Os Jogos de Guadalajara sempre estiveram nos meus planos deste ciclo Olímpico. Vou lutar extremante motivado. Estou feliz por ter a chance de disputar duas edições consecutivas do Pan. Jogos são Jogos. É diferente de tudo o que existe no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô”, revelou Guilheiro.

Além de Leandro Guilheiro, Tiago Camilo é o outro medalhista olímpico convocado para os Jogos Pan-americano. Luciano Corrêa (ouro), Leandro Cunha (duas pratas), Mayra Aguiar (prata e bronze), Rafaela Silva (prata) e Sarah Menezes (dois bronzes), são os medalhistas em mundiais que estão em Guadalajara.

Para o peso pesado Rafael Silva, um dos estreantes nos Jogos, todo o clima que cerca um evento tão grande quanto esse é especial, mas também pode ser uma armadilha. “Estou tentando não sair da minha rotina, que é treinar, comer e descansar. É muito legal a Vila do Pan e procuro conversar com uns amigos de outros esportes. Mas a todo o tempo me policio para não perder o foco”, diz Rafael Silva.

A peso pesado Maria Suelen Altheman gostou da programação do Pan, que ao contrário da maioria das competições internacionais, terá início pelas categorias mais pesadas. “Treinei bastante e a equipe inteira está bem preparada. Abrir a competição é ótimo, porque sai logo a ansiedade e o estresse. Vamos fazer de tudo para o judô começar com um bom resultado logo no primeiro dia”, afirma Suelen.

Campeão mundial em 2007, no Rio de Janeiro, Luciano Corrêa ressalta a importância da experiência de disputar a competição. “O Pan de 2007 foi fundamental para o meu ouro no Mundial. Estou muito estimulado para lutar aqui em Guadalajara, é um título que não tenho. Além disso, é um evento fundamental para ganhar confiança para os próximos torneios. Todo Pan é grandioso e aqui não seria diferente, pois é uma prévia dos Jogos Olímpicos”, afirma Luciano.

Esta será a 12ª participação do judô brasileiro em Jogos Pan-americanos. Foram conquistadas na história da competição 98 medalhas, sendo 25 de ouro, 29 de prata e 44 de bronze. Na última edição, Rio 2007, o judô brasileiro faturou 13 medalhas.

A equipe de judô que representará o Brasil nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 contará com 14 atletas. São eles: Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva (+100kg). (cob.org.br){jcomments on}

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x