Laboratório antidoping no Rio é suspenso
A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) suspendeu parcialmente seu laboratório no Rio de Janeiro após o estabelecimento ter reportado erroneamente como positivo o teste de um jogador de vôlei de praia, no ano passado.
A agência divulgou um comunicado nesta quinta-feira, 19, confirmando a suspensão da autorização do Laboratório de Controle de Doping da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A declaração disse que o laboratório foi suspenso na realização de testes em amostras usando espectometria de razão de massa isotópica (IRMS, sigla em inglês) por seis meses.
Durante o período em que não puder realizar atividades, o Rio continuará a receber e testar amostras, mas os testes de IRMS terão de ser transferidos para outro laboratório.
“Quando um laboratório não alcança as exigências dos Padrões Internacionais de Laboratórios, a Wada pode suspender sua autorização”, afirmou a declaração.
“A Wada irá reavaliar a situação do laboratório do Rio no que diz respeito a testes IRMS durante o período de suspensão.”
A medida foi tomada após investigação sobre um teste malfeito do atleta Pedro Solberg, ano passado. O laboratório do Rio relatou erroneamente que o teste do jogador de vôlei de praia havia dado positivo para o hormônio masculino testosterona, mas outros testes, de um laboratório alemão, provaram que ele estava limpo.
O laboratório da UFRJ é o único estabelecimento aprovado pela Wada no Brasil, que sediará a Copa do Mundo em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
só no brasil essas lambanças
que pais vivemos
erro em tudo e em todos