20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Raphael Menezes retorna e sonha com vaga olímpica

Raphael Menezes retorna e sonha com vaga olímpica

26/11/2012 22h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Raphael Menezes retorna e sonha com vaga olímpica

Após ficar afastado um ano e meio das competições, o triatleta Raphael Menezes dos Santos, 28 anos retornou à ativa e com uma determinação impressionante. No último dia 15 de novembro, no Aterro do Flamengo/RJ, participou da terceira e última etapa do Campeonato Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro e garantiu a medalha de bronze.

Ficou atrás de Diego Scedlbim e Marcos Ornelas e competiu na distância olímpica (1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de atletismo) com cerca de 800 triatletas de todo o Brasil.

Além de ter paixão pelo triathlon, Raphael não esconde o motivo deste retorno: a chance de brigar por uma vaga olímpica para os Jogos do Rio de Janeiro de 2016.

De acordo com o triatleta que reside a cinco anos em São Carlos, ele ficou próximo do índice para os Jogos de Londres. “Isso me animou muito, pois para a competição que será realizada no Rio, o Brasil já tem uma vaga garantida por ser sede. Mas dependendo dos resultados, a equipe pode ter mais dois triatletas. Por este motivo, acredito que tenho reais chances”, disse na manhã desta sexta-feira, 23, no Parque Eco-esportivo Damha, local dos treinos de bike.

 

EMPENHO – Treinado por Eduardo Gomes, Raphael disse que a partir de 2013 irá se empenhar ainda mais nos treinos e nas competições. Na próxima temporada deve competir pelo menos 25 vezes em eventos de nível, além de realizar treinos no exterior com atletas da elite mundial.

“Será o início da preparação para este ciclo olímpico”, comentou. Segundo ele, a partir de 2014, quando irá buscar pontos para o ranking da ITU (Internacional Triathlon Union), que define os atletas olímpicos de cada país, a maioria das competições será no exterior.

“Retorno ao triatlhon, pois acredito que tenho condições de buscar uma vaga olímpica e representar o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro”, garantiu Raphael.

 

LIGADO NO ESPORTE – Hoje com 28 anos, Raphael é professor de Educação Física. Com 8 anos praticava natação e a partir dos 18 anos iniciou no triathlon. Quando se formou, com 23 anos, mudou-se para São Carlos e passou a integrar a equipe orientada pelo técnico Antonio Carlos ‘Cali’ Moreira do Amaral, quando chegou a conquistar o Troféu Brasil e o Long Distance.

“Depois resolvi parar por um ano e meio e me dedicar às atividades profissionais. Retornei no início deste ano e com alguns treinos consegui um pódio em um campeonato profissional. Foi um sinal para que eu retornasse à ativa para que busque tornar meu sonho, uma realidade, que é disputar uma Olimpíada. Principalmente no Brasil”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x