20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Matheus Wada Santos

Jornal Primeira Página > Notícias > Matheus Wada Santos > Janeiro Branco

Janeiro Branco

Todo conteúdo de informações e imagens aqui publicados, quanto as suas origens, são de responsabilidade do colunista

21/01/2024 05h47 - Atualizado há 4 meses Publicado por: Redação
Janeiro Branco

Um assunto importante para esse mês é a campanha do “Janeiro Branco”. E o lema do ano de 2024 é “Saúde mental enquanto há tempo!”, com a ideia de promover saúde e evitar o adoecimento, tornando a saúde mental uma prioridade.

Escolhe-se o mês de janeiro, pois, em termos simbólicos e culturais é comum que as pessoas estejam mais dispostas a reflexões sobre suas vidas e relações nesse período. Já a cor branca é elencada por representar “telas em branco”, a serem preenchidas com projeções, expectativas, histórias, desejos e mudanças a ser concretizadas.

O Janeiro Branco foi criado em 2014 por psicólogos brasileiros. E é promovido por órgãos de saúde com o intuito de conscientizar sobre a saúde mental e emocional da população. Além de buscar a prevenção das doenças que decorrem de transtornos psíquicos.

Algumas delas são: estresse, ansiedade, depressão, pânico, burnout, transtornos de humor, esquizofrenia ou transtorno bipolar. E podem ser causadas por um rol de situações. Por exemplo: estresse, traumas, genética ou abusos de substâncias. Todas essas podem impedir que o indivíduo viva sua vida de forma plena, seja no trabalho ou no campo pessoal.

Por isso, o desafio da campanha é fazer com que a saúde mental possa ser pensada de formas diferentes das convencionais. A ideia é ir para além de apenas tratar os sintomas com a medicação, é criar um estilo de vida mais saudável.

Assim, há de se criar hábitos como: não acumular demasiadas funções, praticar exercícios físicos, ter uma boa higiene do sono, ter uma alimentação o mais equilibrada possível, fazer terapia, ter momentos de interação social e momentos de ócio e descanso. O segredo está em equilibrar as esferas da vida para que uma não sobrecarregue a outra.

Por isso, é preciso também medir as expectativas e autocobranças. Já que a vida pode não acontecer como é esperado e isso pode dar lugar as frustrações.

Nesse caso, é preciso que se use de recursos internos (pensamentos, sentimentos, experiências, a resiliência) para lidar com essas questões. Recursos que estão mais disponíveis ao passo que se está mais consciente e em maior contato com próprias questões. Nesse caso, a psicoterapia é uma grande aliada.

 

Matheus Wada Santos

CRP 06/168009

@psi_matheuswada

(16)99629-6663

[email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x