20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Mendicância

Mendicância

13/09/2014 00h44 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Mendicância

A caridade e a solidariedade humanas exigem que qualquer pessoa ajude o quanto possa as pessoas que lhes estão próximas. Ninguém nega que desgraças ocorrem nas vidas dos indivíduos, e que doenças, desemprego, solidão e outros fatores podem levar homens e mulheres a um estado de miséria e mendicância.

No entanto, também não é possível negar que muitas e muitas pessoas, sabendo da existência de corações caridosos e almas solidárias, usam a miséria (ou a suposta miséria) para conseguir ajuda. Muitas vezes essa ajuda é usada para financiar vício em drogas, por exemplo. E muitas e muitas vezes, a fragilidade das crianças é explorada, como flagrou, no centro da cidade, a reportagem do Primeira Página.

A situação de miséria é um elemento vergonhoso, desumano. E a exploração da miséria para fins escusos, e por meios ainda mais degradantes, como o uso de crianças, é ainda mais vergonhoso; é o apelo a uma situação de fragilidade, de fraqueza, de sofrimento, mas sem necessariamente ser uma realidade. 

O papel da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social é, segundo o site da prefeitura, o de “implementar a política de assistência social do município,  voltada ao atendimento dos interesses sociais e aspirações da população em situação de risco social; realizar as políticas setoriais visando o combate à pobreza, a garantia dos mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências e a universalização dos direitos sociais”, dentre outras funções. 

É claro que situações, como a flagrada pela reportagem, não desaparecem da noite para o dia, nem para sempre. No entanto, servem de alerta às autoridades; alerta de que os problemas existem, e precisam ser resolvidos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x