10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Notícias

Jornal Primeira Página > Notícias > Os novos óleos

Os novos óleos

25/08/2014 15h23 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Os novos óleos

Gordura sempre é vista como sinônimo de alimentos engordativos que devem ser mantidos longe para que tenhamos bons hábitos de vida. Mas sabia que não é bem assim? Com o conhecimento cada vez mais profundo sobre os benefícios dos grãos e sementes, foram sendo descobertos e comercializados óleos derivados destes tipos de alimentos. Estes óleos trazem diversos benefícios para a saúde, além de ajudarem no emagrecimento. Com certeza você já deve ter batido o olho e ficado intrigado com esses novos óleos, pois eles já estão dispostos nas prateleiras de farmácias de manipulação, casas de produtos naturais e até mesmo em alguns supermercados aqui da nossa cidade.

Como vocês já sabem a onde encontrá-los, a seguir falarei um pouco sobre cada um deles e dos benefícios que trazem a nossa saúde. 

 

Esses óleos são derivados de grão e sementes como

– Linhaça,

– Gergelim,

– Castanha do Pará,

– Macadâmia e

– Amêndoa.

 

Os principais benefícios à saúde são

 – São ricos em Ômega 3, 6 e 9. Com ação anti-inflamatória, reduz incidência de doenças, além de ajudar a regular o ciclo menstrual, diminuindo sintomas de inchaço, e acumulo de gordura visceral.

– São fonte de gordura insaturada, a gordura “boa”, melhorando índices de colesterol, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.

– Ricos em vitamina E, SUPER antioxidante e cada vez mais comprovadamente benéfica ao funcionamento do organismo, sendo um de seus benefícios a prevenção do envelhecimento cutâneo e a melhor aparência da pele.

 

Conheça as vantagens de cada um deles

Óleo de Linhaça

 – Riquíssimo em Ômega 3, anti-inflamatório, reduz o deposito de gordura.

– Melhora equilíbrio da glicose no sangue, reduzindo picos de insulina. Desta forma, a saciedade é prolongada.

Combina com: saladas. Os chefs recomendam usá-lo para temperar saladas verdes com pedaços de frutas. Por não ter um sabor muito acentuado, ele interfere pouco nos ingredientes mais fortes, como a manga, por exemplo. Pode ser levemente aquecido e usado para regar pratos prontos, como carnes brancas ou legumes grelhados

 

Óleo de Gergelim

– Rico em Ômega 6 e 9, possui ação anti-inflamatória favorecendo a perda de peso.

– Possui uma substância chamada Sesamol, protetora do fígado em relação a processo oxidativos. Ajuda a eliminar toxinas e gordura.

Contêm em sua formulação Lignanas, fibra que ajuda a reduzir o colesterol ruim.

Combina com: pratos orientais. Pode ser usado para grelhar shiitake ou no preparo de frango xadrez e yakisoba. Uma opção é a versão de gergelim torrado, com sabor ainda mais forte. Uma pequena quantidade de óleo de gergelim torrado reforça o exotismo do prato

 

Óleo de Macadâmia

– Rico em Ômega 9, antiinflamatório, melhorando a redução do acumulo de gordura e reduz o acumulo de açúcar no sangue, reduzindo a fome.

– Rico em Ômega7, ácido graxo importante para manter a pele jovem, produzido naturalmente pelo organismo, que aos 30 anos reduz sua produção.

Combina com: sobremesas. Uma ótima opção é acrescentá-lo ao iogurte ou a salada de frutas.

 

Óleo de Castanha do Pará

– Anti-inflamatória, reduz acúmulo de gordura.

Antioxidante, melhora a pele e fígado ajudando na eliminação de toxinas.

– O mais nutritivo de óleos, contêm: Cálcio, fósforo, magnésio, potássio e cobre – nutrientes bons para a manutenção dos músculos.

–  Fonte de vitaminas A, C e E, que participam da renovação e manutenção celular.

– Riquíssimo em selênio, que previne o aparecimento de câncer e ajuda a proteger coração.

Combina com: pratos com queijos, por ter um sabor mais adocicado, cria uma perfeita harmonização. 

 

 Óleo de Amêndoa doce

–  Rico em vitamina E, antioxidante, combate os radicais livres, prevenindo envelhecimento e acúmulo de gordura.

Combina com: sobremesas. Uma ótima opção é acrescentá-lo ao iogurte ou a salada de frutas.

 

Óleo de Girassol

– Rico em Triptofano, precursor da serotonina, hormônio que nos garante bom humor, e também reduz a vontade de comer doce.

– Contem grande quantidade de Magnésio e Selênio, estudos sugerem redução na incidência de câncer, por promoverem reparos no DNA. Além de reduzirem sintomas de enxaqueca e pressão elevada.

Combina com: saladas de folhas variadas.

 

E o famoso óleo de coco?

Além desses óleos derivados de sementes e frutas oleagenosas, existe um óleo que vem chamando atenção. O famoso óleo de coco que inclusive já foi comentado em matérias anteriores, rico em TCM (triglicerídeo de cadeia média), substância que ao chegar ao fígado, vira energia rapidamente, por isso não é acumulada como gordura. Desta forma, ele ajuda a emagrecer.

– Aliado a uma boa alimentação, acelera a queima de gordura em até 7 vezes.

– Aumenta saciedade, reduz liberação exagerada de insulina, melhora funcionamento do intestino.

 

Indicação de Uso

O ideal é fazer uma mistura destes óleos (menos o óleo de coco) e utilizar de 1 a 2 colheres de sopa diárias para temperar saladas, ou acrescentar as refeições.

O óleo de coco, pode ser utilizado na quantidade de 2 colheres de  chá diárias, você pode acrescentar o óleo de coco na salada de frutas, iogurte ou nas refeições.

 

Continuem enviando e-mail com sugestões de assunto para [email protected], com a ajuda dos leitores nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.

Acesse a página on line do jornal e fique por dentro dessa e outras matérias.

Curta nossa Página no Facebook:|giovannamaffeinutricionista

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x