14 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Encontro dos Consegs reforça parceria polícia-cidadão

Encontro dos Consegs reforça parceria polícia-cidadão

06/12/2012 20h41 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Encontro dos Consegs reforça parceria polícia-cidadão

Com destaque ao apoio mútuo entre população e polícia, foi realizado na manhã desta quarta-feira, 5, o último encontro regional de 2012 dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) da Capital e Grande São Paulo. O evento aconteceu no auditório da BSGI – Associação Soka Gakai do Brasil, no bairro da Liberdade, centro da Capital.

 

O encontro contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, que ressaltou a importância da relação próxima entre polícia e cidadão. “Segurança pública é direito e responsabilidade de todos, não é possível formular, possuir e executar políticas de segurança pública sem a colaboração da comunidade”, disse.

Estavam presentes também os chefes das polícias de São Paulo, o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, o comandante geral da Polícia Militar, Benedito Roberto Meira, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.

Além deles, participou do evento o coordenador estadual dos Consegs, Evaldo Roberto Coratto. Segundo ele, a principal preocupação da Coordenadoria dos Consegs consiste em divulgar as ideias dos Conselhos e ter uma maior aproximação das polícias com a população.

“O papel do Conseg é trazer para a comunidade, projetos sociais, culturais, esportivos ou de qualquer outro tipo para retirar a criança das ruas, ou seja, fazer a prevenção”, explicou o coordenador.

O evento teve como principal objetivo fortalecer a parceria entre a comunidade, representantes de ONGs (Organizações não governamentais), associações, entidades, presidentes e diretores dos conselhos e as polícias do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) e Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo).

 

Avanços e conquistas

Os Consegs Campo Limpo e Santo André foram convidados para palestrar e mostrar os avanços dos projetos criados em suas regiões. O presidente do Conseg Campo Limpo contou que ações conjuntas entre as polícias do bairro e a população foram os grandes destaques deste ano.

Já a vice-presidente do Conseg de Santo André, Regina Célia Guirelli, enfatizou os resultados positivos do programa “Vizinhança Solidária”, por meio do qual os moradores colocam placas em seus estabelecimentos informando que participam do programa.

Em conjunto com as denúncias feitas para a polícia de Santo André, o “Vizinhança Solidária” ajudou a reduzir os crimes em 80% dentro da média de cada rua onde foi aplicado. De acordo com a vice-presidente, no geral os crimes diminuíram em 10% desde o início do projeto.

O delegado titular da Unidade de Inteligência Policial (UIP) do Decap, Ricardo Ambrósio Fazzani Bina, falou sobre as reformas que o Departamento implantou e que melhoraram o trabalho da Polícia Civil. Ele destacou a criação das Centrais de Flagrantes e o aprimoramento do atendimento ao público conquistado por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), que permitiu um maior contato da Polícia com a população.

De acordo com Coratto, para que os projetos realizados pelos Consegs e o laço entre comunidade e polícia continuem dando bons frutos é preciso que haja uma constante renovação dos Conselhos.

“Precisamos sempre de fôlego, os encontros servem para dar esse fôlego, no ano que vem teremos outro formato de encontro, indo a todos os municípios, assim mostraremos que não estamos tão longe destas pessoas, precisamos de jovens para continuar o nosso trabalho e é nestes municípios que vamos encontrá-los”, disse.

 

O Conseg

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) foi criado pelo ex-governador André Franco Montoro por meio do decreto estadual n.º 23.455,em 10 de maio de 1985, e funciona como um parceiro do Estado na prevenção de crimes. Desde então, o número de conselhos vem aumentando no Estado.

Desde que foi criado, o número de Conselhos vem aumentando no Estado. Hoje, são aproximadamente 860 unidades – 453 em funcionamento e 407 em fase de reativação. O mais antigo em atividade é o da Mooca, na zona leste da Capital, e o mais recente foi criado na zona oeste de Bauru, a 326 km de São Paulo.

As demandas vindas da comunidade são registradas em uma ata, que é passada para o delegado e o comandante da região. As duas polícias analisam o pedido e mandam para a coordenadoria dos Consegs, que as encaminha para o delegado-geral e o comandante geral da Polícia Militar.

Recentemente, os conselhos passaram a contar com uma ata eletrônica. Por meio de uma área restrita no site www.conseg.sp.gov.br, os membros da diretoria têm acesso facilitado às solicitações das reuniões. A ferramenta acelera a resposta das demandas e o encaminhamento dos documentos às autoridades competentes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x