8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Incêndio em entulheira leva 9 horas para ser controlado

Incêndio em entulheira leva 9 horas para ser controlado

05/06/2013 11h10 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Incêndio em entulheira leva 9 horas para ser controlado

Um incêndio atingiu a entulheira do bairro Cidade Aracy na madrugada desta terça-feira, 4, e levou mais de nove horas para ser controlado. Esta é a terceira vez em 15 dias que uma área usada pela Prefeitura para descarte e armazenamento de materiais pega fogo. O primeiro caso foi o do depósito de pneus no, dia 20 de maio. Quatro dias depois, o Ecoponto do Jardim Beatriz foi consumido pelas chamas.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio na entulheira teve início por volta das 4h35, sendo combatido de início por oito bombeiros utilizando dois caminhões de combate a incêndios do tipo autobomba. A partir das 7h30 a equipe de controle pode ser diminuída e passou a ser utilizado apenas um caminhão e quatro bombeiros.

As chamas só foram extintas a partir das 13h, quando foi iniciado o trabalho de rescaldo, sendo esta a última etapa do combate a incêndios. O comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório, estima que foram utilizados até noventa mil litros de água e que foram queimados aproximadamente cem metros cúbicos de madeira.

Segundo José Carlos Correa, secretário municipal de Serviços Públicos, as providências foram tomadas desde que se soube do ocorrido. “A nossa primeira atitude foi correr para controlar o problema, fizemos o boletim de ocorrência e agora iremos aguardar o laudo da perícia”, comentou.

Para Correa, não é comum uma área como esta pegar fogo tão facilmente depois da temporada de chuvas ocorrida em São Carlos nesses últimos dias. “Esta é uma área de grande extensão, que possui monitoramento com portaria. O local é propício para isso, já que possui muitas madeiras armazenadas de forma correta e natural, mas não foi apenas o foco do incêndio que nos chamou a atenção, no local havia duas balanças, uma delas foi subtraída e peças da outra também não estão mais lá”, comenta. “Não podemos dizer se foi uma ação criminosa ou não, a única coisa que podemos fazer é esperar o laudo dos três casos e chegar às conclusões a respeito das providências que iremos tomar”, conclui Correa.

 

Cetesb autua Prefeitura após incêndio em depósito de pneus

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) autuou a Prefeitura de São Carlos, nesta terça-feira, 4, por armazenar resíduos de forma irregular, após o incêndio em um depósito de pneus, no dia 20 de maio. Antes do fogo, o Ministério Público já tinha aberto um inquérito para investigar o descarte de pneus no local, já que moradores reclamavam dos transtornos causados no bairro, como criadouros da dengue.

José Luís, químico da Cetesb, afirmou, em entrevista ao Primeira Página, que após o incêndio na área em questão, os pneus ainda estavam no local. “Foi o armazenamento irregular desses resíduos que acabou ocasionando o incêndio. Se o problema do armazenamento irregular já tivesse sido resolvido, não haveria pneus lá para serem queimados”.

Segundo José Luís, a Prefeitura vai ser notificada formalmente e o processo de multa está ainda sendo elaborado. “Estamos aguardando o aviso de recebimento da penalidade pela Prefeitura”.

Questionado sobre o que será feito depois disso, ele informa: “Deve ser feito o armazenamento em local apropriado e, se está em local inadequado, tem que ser destinado para local adequado”.

 

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, uma associação nacional que recolhe os pneus vai encaminhar o material de volta para os fabricantes que são responsáveis pelo produto e pela destinação final.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x