9 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Polícia

Jornal Primeira Página > Notícias > Polícia > Intolerância à lactose

Intolerância à lactose

02/06/2014 22h06 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Intolerância à lactose

Divulgação

Se toda vez que você consome leite e derivados sente-se inchado, com náuseas e gases, provavelmente você apresenta intolerância a lactose o açúcar do leite.

 

Saiba que a intolerância a lactose é mais comum do que se imagina, segundo dados brasileiros, 70% dos adultos têm algum desses sintomas após consumir leite de vaca ou derivados. Em países como Japão e alguns do continente africano, praticamente todos os habitantes com mais de 80 anos têm algum grau de intolerância.

A intolerância a lactose ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino.

Entendendo melhor a intolerância a lactose

 

O que é?

É a incapacidade total ou parcial de digerir a lactose, o açúcar do leite devido à deficiência ou ausência da enzima lactase.

 

Enzima lactase

É uma enzima produzida no intestino delgado para decompor e absorver a lactose, açúcar do leite.

Processo que acontece com quem apresenta intolerância à lactose após consumir leite e derivados.

A digestão se torna difícil, e a lactose chega inalterada ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias que fabricam gases e ácido lático.

Dependendo do grau da intolerância qualquer alimento que contém lactose pode fazer mal, como leite de vaca ou cabra, queijo branco, manteiga, margarina, requeijão, iogurte, pudim, bolo, creme de leite, leite condensado, biscoito ao leite, pão de leite, pizza de muçarela e a maioria dos adoçantes em pó.

Em geral, iogurtes podem ser mais bem tolerados que o leite, porque parte do açúcar é fermentada. Porém, a maioria dos iogurtes, especialmente os de consistência firme ou cremosa, contêm leite em pó e/ou soro de leite, para melhorar a textura. Além disso, alguns iogurtes apresentam o mesmo percentual de lactose que o leite de vaca: cerca de 5%.

 

Diagnóstico

Para ter certeza que os desconfortos causados pela ingestão do leite são ocasionados pela intolerância a lactose você pode fazer alguns testes, como ficar 1 semana sem ingerir leite e derivados, se o desconforto sumir foi descoberta a causa. Se quiser fazer exames mais precisos existem 2 testes laboratoriais.

No primeiro, que é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente recebe uma dose de lactose em jejum e, depois de algumas horas, são colhidas amostras de sangue que indicam os níveis de glicose. Se não houver alteração, a pessoa é intolerante à lactose.

Há também um exame respiratório que custa cerca de R$ 120,00 e monitora a quantidade de hidrogênio nos gases exalados após a ingestão da lactose.

É importante não confundir a intolerância à lactose com outras doenças ou disfunções que podem causar quadro similar.

 

Recomendações

Não há tratamento para aumentar a capacidade de produzir lactase, mas os sintomas podem ser controlados por meio da alimentação.

O que evitar

– Leite de vaca

– Leite de cabra

– Queijo fresco

– Manteiga

– Requeijão

– Creme de leite

– Iogurtes (costumam ser mais bem tolerados que o leite)

– Bolachas, bolos e pudins

– Adoçantes em pó

Opções de leite e derivados para intolerantes

– Leite com baixa lactose

– Leite de soja

– Leite de arroz

– Queijos brie, camembert, roquefort, cheddar, parmesão, prato e emmental (são mais gordurosos e calóricos que os brancos).

 

E como fica o cálcio?

O leite é uma boa fonte de cálcio, mais saibam que outros alimentos alem do leite também possuem cálcio em sua composição. Portanto guardem essa tabela para lembrar de levar ao supermercado da próxima vez.

 

  Feijão

– Ovos

– Couve, brócolis, espinafre e verduras escuras em geral

– Repolho, nabo, figo, uva passa, cenoura e laranja

– Amêndoas e nozes

– Gergelim

– Queijo de soja (tofu)

– Sardinha, marisco e algas

 

Atenção: Nenhuma orientação substitui uma consulta clínica individualizada realizada por um profissional de saúde!

Nos encontramos na próxima terça com  mais assuntos relacionados ao seu bem-estar e qualidade de vida.

Continuem enviando e-mail para: [email protected], com a participação dos leitores nossa página fica a cada dia mais dinâmica e interativa. Vamos fazer contato!

 

Acessem a pagina do jornal on line: www.jornalpp.com.br, e fiquem por dentro de assuntos anteriores.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x