1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Agropecuária deve estar atenta à sustentabilidade

Agropecuária deve estar atenta à sustentabilidade

28/03/2014 21h15 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Agropecuária deve estar atenta à sustentabilidade

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, participou na manhã desta sexta-feira, 28, no Laboratório Nacional de Agricultura de Precisão (Lanapre) da cerimônia de transmissão de cargo da chefia da Embrapa Pecuária Sudeste.

 

O novo chefe-geral Rui Machado sucedeu o pesquisador Maurício de Mello Alencar, que comandou a Unidade de 2008 a2014. A secretária de Agricultura do Estado de São Paulo, Mônica Bergamaschi, também participou da solenidade.

Na opinião de Lopes, a agropecuária começa a enfrentar os novos desafios do futuro, como as mudanças climáricas. “A agropecuária deve estar muito atenta ao tema sustentabilidade, procurando desenvolver sistemas produtivos de manejo e insumos, que tornem a agricultura mais sustentável”, acredita.

“O Brasil alcançou a segurança alimentar, nos tornamos grandes exportadores, mas precisamos manter os pés firmes no chão”, acrescenta.

Lopes assegura que o paradigma das pesquisas é a prevenção de doenças e ele crê que a pesquisa agropecuária está inserida nesse contexto “desenvolvendo alimentos com maior densidade nutricional”.

“Além disso, precisamos combater o processo de migração de trabalhadores do campo para a cidade, buscando a automatização do processo de produção e colheita, atraindo a nova geração para o campo”, projeta.

Nesse aspecto, Lopes defende os investimentos nas duas unidades da Embrapa de São Carlos. “Devemos investimentir na automação e na instrumentação agropecuária e na pecuária de precisão, ambas têm um papel importante dentro das questões econômicas e sociais”.

O novo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Rui Machado, enumera os desafios que terá à frente do comando da instituição de pesquisa. “O principal é dar respostas à sociedade para que o Brasil mantenha seu papel de liderança na produção agrícola, como provedor mundial de alimentos e de proteína de grande material nutritivo”, observa.

Na agenda de demandas de Machado também se insere o que considera um “trabalho íntimo com produtores da região para a transferência de tecnologia aos produtores”. “Precisamos ampliar as parcerias estratégicas para o aumento de renda no campo. Assim faremos uma agropecuária competitiva, também com inclusão social”.

 

QUEM É RUI MACHADO

O novo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste nasceu em Santo André (SP). É médico veterinário, mestre pela University of Illinois (1993) e doutor em reprodução animal pela Universidade de São Paulo (2005). Trabalha na Embrapa desde 1987, com foco na área de reprodução animal. Rui Machado tem experiência em gestão e transferência de tecnologia. Preside a Comissão de Ética no Uso de Animais desde 2006.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x