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Altomani busca ampliar projeto de duplicação da SP-318

19/02/2014 07h30 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Altomani busca ampliar projeto de duplicação da SP-318

O prefeito Paulo Altomani (PSDB) buscou com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ampliar a infraestrutura ao largo da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318) simultaneamente à duplicação do trecho de 44,6 quilômetros entre São Carlos e Ribeirão Preto.

 

Altomani esteve, no início da noite de segunda-feira (17), pela terceira vez em audiência como o governador quando discutiu intervenções no projeto executivo para a duplicação da rodovia.

O prefeito pediu a inclusão na obra de duplicação orçada em R$ 320 milhões, segundo cálculos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), de dois trevos e uma marginal interligando a dois distritos industriais à rodovia SP-318.

O prefeito elencou ainda que existem dois projetos para a implantação de distritos industriais, um voltado ao segmento de alta tecnologia, outro direcionado a empresas de logística, no trecho que vai do Varjão até o Aeroporto Estadual Mário Pereira Lopes. Paralelamente, um terceiro investidor analisa uma área na região para instalar uma arena multiuso para receber eventos na cidade. Este investimento está avaliado em R$ 150 milhões e tem capacidade estimada para 30 mil pessoas.

“O papel da prefeitura nesse momento é buscar melhorias de infraestrutura para que esses investidores optem em consolidar o projeto em São Carlos”, disse.

Altomani disse que pediu ao governador a possibilidade de dar a esses investidores incentivos fiscais como, por exemplo, a ilação do ICMS, que vem a ser a prorrogação do imposto de zero até 100%, dependendo do volume de investimento, por um período de cinco até dez anos.

Na avaliação do prefeito, para a sedimentação desses distritos falta apenas a inclusão, no projeto, de dois trevos e uma marginal interligando os distritos à rodovia SP-318.

Altomani informou que o projeto será realizado em três etapas: a primeira que sai do final da avenida Professor Luís Augusto de Oliveira até a região do Varjão.  A segunda fase da duplicação atingirá o aeroporto Mário Pereira Lopes, que atende ao centro de manutenção da TAM Linhas Aéreas, e finaliza chegando ao rio Mogi Guaçu. Em todo esse trecho estão programados três dispositivos de acesso até o Varjão e cinco até o limite entre São Carlos e Ribeirão Preto.

A primeira etapa abrange aproximadamente nove quilômetros e está estipulada para começar em abril. “Fiz o convite ao governador Alckmin para que ele venha lançar o início das obras em São Carlos”, relatou Altomani.

A duplicação vem atender à demanda de internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes. “Estamos esperando uma ação do deputado federal Newton Lima [parlamentar do PT] para que traga a ratificação do projeto de internacionalização com o aval do Ministério da Fazenda”, explicou Altomani.

Dados relacionados pela Prefeitura indicam que a TAM tem um investimento de R$ 50 milhões para fazer a manutenção 18 aeronaves simultâneas, o que geraria em torno de 700 novos empregos no Centro de Manutenção em São Carlos. “Hoje a empresa consegue fazer reparos em 20% da sua frota em São Carlos. Com a internacionalização esse número poderá chegar às 342 aeronaves que compõe o conjunto da TAM”, relatou.

 

Combate a enchentes

Na audiência com o governador Gerald Alckmin, no início da semana o prefeito Paulo Altomani (PSDB) solicitou uma verba para a desobstrução do córrego Gregório na altura da rua Rui Barbosa com uma nova ponte para aumentar a vazão de água no trecho que sofre com o estrangulamento de uma canal.

“A ponte que existente hoje lá é como um funil, o fluxo de água é bastante reduzido, represando um volume que gera problemas, como pudemos ver nessa época”, relatou, relembrando uma tromba d’água que desmoronou parte da mureta de proteção e do asfalto da avenida Coronel Alfredo Maffei, em outubro de 2013. O temporal arrastou inclusive um carro com a força da água.

Essa obra, orçada em R$ 616 mil foi aprovada pelo governador e já autorizada pela Defesa Civil do Estado, como informou Altomani.

Além da ponte, o projeto que o prefeito apresentou ao governador traz também duas canalizações no córrego do Monjolinho, próximo à rotatória do Cristo. O projeto inclui dois túneis de três metros de diâmetro por 90 de comprimento, embaixo da linha de trem. A proposta com essa intervenção é dobrar a vazão da água na região, evitando enchentes no local. O valor da obra dessas canaletas foi fixado em R$ 656 mil, que também já recebeu o aval do governo do estado. Ao todo Altomani trouxe R$ 1.272 milhão, já garantidos para as realizações dos projetos.

Altomani relatou que o imediato assentimento do governador se deu pelo dossiê que ele apresentou com relatos da imprensa sobre a chuva e a tragédia gerada pela força da água.

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