2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Altomani recebe Penha e discute criação de Secretaria

Altomani recebe Penha e discute criação de Secretaria

16/10/2013 21h37 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Altomani recebe Penha e discute criação de Secretaria

O prefeito Paulo Altomani recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, 16, o vereador Aparecido Donizetti Penha. O objetivo do encontro foi a discussão da criação da Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, compromisso assumido por Altomani, durante uma Audiência Pública realizada no Teatro do SESC, no mês de julho, pela Câmara Municipal. “Assumi este compromisso com o vereador Penha, que tem realizado um grande trabalho em prol das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de nossa cidade e, agora, vamos dar sequência para que esta secretaria seja criada”, relatou o prefeito.

 

Altomani também enfatizou que o vereador lhe entregou um relatório contendo todas as informações do trabalho e responsabilidades dessa Secretaria, já criada nos município de Barueri e Campinas. “O Penha tem um contato muito estreito com a secretária e o coordenador da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado, Linamara Rizzo Battistella e Marco Pelegrini, respectivamente, e hoje tenho a grata satisfação de estar recebendo este relatório sobre o funcionamento desta secretaria em Barueri e Campinas”, afirmou.

O prefeito despachou o relatório elaborado às secretarias municipais de Planejamento e Gestão (SMPG) e de Fazenda (SMF), para a criação de um projeto de lei, com o devido orçamento, que deverá ser encaminhado à Câmara Municipal para que a referida Secretaria seja criada. “Só assim deveremos propiciar a estas pessoas que têm deficiência ou mobilidade reduzida, um olhar mais humano e carinhoso, por parte da Prefeitura de São Carlos”, disse. “Esse é mais um compromisso que nós vamos honrar, já no final deste ano”, completou.

O vereador Penha disse que essa foi uma grande vitória da comunidade deficiente que está com este anseio há muito tempo, muito antes do prefeito atual assumir. “Essa falta de atenção é geral, mas nós temos que cuidar do nosso município. Não podemos justificar que no Brasil é assim, no mundo é assim, temos que ver a nossa cidade. Então, é de suma importância, um pioneirismo do prefeito Paulo Altomani em relação a criação dessa Secretaria”, comentou.

Penha ressalta que sabe das dificuldades orçamentárias de um município, mas que a criação da Secretaria é tão necessária às pessoas que estão esperando para que isso ocorra efetivamente. “Essas pessoas estão esperando uma visão mais humana do poder público, em especial, as de menor poder aquisitivo, que não tem condições mínimas de fazer um acompanhamento de fisioterapia, de hidroterapia e o fomento à qualidade de vida dessas pessoas”, explicou. “Particularmente, estou muito feliz, vendo que o prefeito Altomani está honrando seu compromisso com as pessoas que possuem deficiência e mobilidade reduzida. Agradeço muito ao prefeito e sua equipe, pelo empenho para chegarmos a este objetivo”.

Dentre as prioridades que deverão ser enfrentadas pela nova secretaria, Penha enfatizou o tratamento à questão clínica dos deficientes que, atualmente, existe apenas em cunho particular, um médio atendimento. “Temos um grupo da medicina particular em São Carlos, que é muito deficitário ainda, imagina na rede pública. Então, temos que criar e estruturar essa parte clínica e não parar por aí”, contou.

 

O vereador também lembra que, através das pesquisas realizadas nas já existentes, esta nova secretaria terá um poder de negociação muito grande junto aos governos do Estado e Federal, e às entidades poderão estar vindo para a cidade na parte clínica, ortopédica e médica. “O status de Secretaria, vai possibilitar agregarmos as universidades Federal e USP de São Carlos, com uma série de tecnologias que estamos falando desde o início do ano, para as pessoas com deficiência da cidade”. “Muito feliz e agradecido com a atitude do prefeito. Teremos nesta quinta-feira (17) uma reunião e já comunicaremos essa boa notícia”, finalizou Penha.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x