2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Bazileu acredita na legalização da Rede antes das eleições presidenciais

Bazileu acredita na legalização da Rede antes das eleições presidenciais

19/10/2013 15h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Bazileu acredita na legalização da Rede antes das eleições presidenciais

Secretário de Fazenda na gestão do ex-prefeito Newton Lima (PT) de 2001 a 2003, o são-carlense Bazileu Alves Margarido Neto é coordenador-executivo e um dos principais articuladores da formação da Rede Sustentabilidade, o partido da ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Sobre a constituição do partido em São Carlos, Bazileu garante que a legenda terá uma base consolidada na cidade, porém ainda é prematuro falar em eleições municipais, na opinião dele.

 

Mesmo antes das eleições presidenciais, o coordenador-executivo da Rede garante que há uma mobilização para certificar os apoios invalidados, garantindo o registro do partido político, que conseguiu, em seis meses, coletar 910 mil assinaturas. “Os partidos levam pelo menos o dobro desse tempo e, ainda assim, fizemos de uma forma totalmente inovadora, baseada no trabalho voluntário de milhares de colaboradores e sem grandes estruturas remuneradas”, afirmou.

 

As principais falhas no processo de certificação, segundo Bazileu, ocorreram por conta de eleitores que assinaram o apoio, mas não compareceram às últimas eleições e jovens que têm o título de eleitores, entretanto não votaram. “O índice de invalidação por falhas do sistema, e não da Rede, foi extremamente elevado. Mesmo assim, vamos retomar o processo de coleta e certificação dos apoios para obter o registro no TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

 

 

ORGANIZAÇÃO

O partido tem diretórios homologados nos Tribunais Regionais Eleitorais em 16 estados e a Rede deve organizar encontros regionais no Estado de São Paulo nos próximos meses, segundo Bazileu, “para discutir com a sociedade os princípios e valores da Rede, filiando as pessoas que querem contribuir nesse processo e organizando o partido nos municípios, mesmo sem termos o registro no TSE”.

Ele ressalta que a aliança com o PSB é programática e, com a equipe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, há a discussão do programa de governo em conjunto. “Antes de discutirmos candidatos, chapas e outras questões eleitorais, queremos estabelecer um programa conjunto à altura dos desafios que o País tem pela frente”.

 

AGENDA ESTRATÉGICA

Para Bazileu, o grande desafio da aliança PSB/Rede é propor uma agenda estratégica para o País, “convencendo a sociedade de que temos condições de manter as conquistas econômicas e sociais dos últimos anos e promover avanços no sentido do desenvolvimento sustentável”.

“O Brasil é uma potência econômica, social e ambiental. Temos a maior floresta tropical do mundo, 12% da água doce do planeta, uma grande extensão de terras cultiváveis e um povo criativo, que possui uma diversidade cultural riquíssima, e um grande espírito empreendedor. Precisamos dar um salto em conhecimento, em qualidade de vida, em inovação e tecnologia e em melhor distribuição de renda”.

O coordenador-executivo da Rede acredita ser possível superar a polarização PT/PSDB, que leva ao constante embate entre situação e oposição. “Essa lógica faz com que só consigamos enxergar os acertos ou só olhar para os erros. E, para governar, cada um alia-se ao que existe de mais atrasado na política. Precisamos de um realinhamento político que coloque as forças democráticas progressistas num outro patamar de diálogo”.

 

Partido tem estabelecido diálogo com lideranças de São Carlos

O coordenador-executivo da Rede, Bazileu Alves Margarido Neto, disse que ainda é cedo para o partido discutir o futuro político da legenda em São Carlos. “Primeiro, precisamos levar nossa mensagem para a sociedade. Vamos discutir o que queremos para a cidade. Depois trataremos das questões de caráter eleitoral”.

Bazileu confirma que tem conversado com lideranças políticas de São Carlos sobre a adesão ao partido. Questionado sobre a adesão do vereador Walcinyr Bragatto à legenda, nome que circula nos bastidores como um possível integrante da Rede, confirmou que não há nada concreto.

“O Bragatto é um vereador atuante e com uma grande identificação com os valores e princípios da Rede. Vamos dialogar com ele e com todas as pessoas que tenham essa mesma identificação”.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x