27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Bendine diz que erros de planejamento afetaram resultado da Petrobras

Bendine diz que erros de planejamento afetaram resultado da Petrobras

28/04/2015 14h33 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Bendine diz que erros de planejamento afetaram resultado da Petrobras

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse que erros de planejamento e problemas na gestão dos projetos influenciaram o resultado da empresa, que divulgou prejuízo de R$ 21,587 bilhões em 2014. Em audiência nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Infraestrutura (CI) do Senado, Bendine disse ainda que a queda do valor do barril de petróleo foi um dos fatores que mais impactaram os ativos da empresa, além da volatilidade cambial e alta do dólar. 

“Tínhamos um desafio de apresentar um balanço crível que de fato refletisse a situação da empresa em 2014. Tivemos uma situação que o balanço ficou em aberto, e isso traz consequências realmente danosas para uma empresa de capital aberto como a Petrobras”, afirmou. 

De acordo com Bendine, a metodologia que vinha sendo trabalhada para a avaliação dos prejuízos da empresa (pelo valor justo do ativo) não era adequada ao modelo contábil utilizado pela companhia. Antes de deixar a presidência da estatal, Graça Foster chegou a dizer que os prejuízos com os desvios detectados pela Operação Lava Jato e impairment poderiam chegar a R$ 88 bilhões, dependendo da metodologia.

“Fizemos um teste de imparidade para mostrar efetivamente a real situação de um ativo para o futuro, o quanto pode gerar de retorno”, disse Bendine, em referência à metodologia utilizada para calcular as perdas divulgadas no balanço.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x