17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Burocracia foi o grande obstáculo de Eduardo Brinquedos no primeiro ano de mandato

Burocracia foi o grande obstáculo de Eduardo Brinquedos no primeiro ano de mandato

24/12/2013 12h46 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Burocracia foi o grande obstáculo de Eduardo Brinquedos no primeiro ano de mandato

O Primeira Página inicia uma série de entrevistas com os vereadores de primeiro mandato à Câmara de São Carlos com o objetivo de apresentar um balanço da experiência legislativa nos primeiros 12 meses. Com experiência de 30 anos como funcionário do Banco do Brasil e 15 como empresário, o vereador Eduardo Brinquedos (PSC) esperava se deparar com a mesma dinâmica da iniciativa privada na administração pública, o que não ocorreu.

Eduardo foi eleito na terceira tentativa. Na primeira, ele amealhou 596 votos; na segunda, 1.341 e foi eleito na terceira com 2.140 votos. “Nos primeiros meses, pensei que ia render muito mais. Cheguei nos 220 volts, mas a administração pública estava em 110 volts, bem fraquinho”, resume.

De acordo com Eduardo, com o passar do tempo, ele percebeu que o jogo de cintura na política é fundamental. “A ferro e fogo você não consegue nada. Para caminhar com os seus projetos, é preciso flexibilidade. Você não anda na velocidade que quer, mas consegue dar alguns importantes passos”, explicou.

O vereador destaca a aprovação do seu primeiro projeto, que é o incentivo à formação de jovens entre 12 e 14 anos para o mercado de trabalho. “Em São Carlos temos projetos exitosos na formação de jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 16 anos, tais como o Centro de Educação e Formação ao Adolescente (CEFA) e o Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro. Existe um vácuo de atividades voltadas a faixa etária de 12 a 14 anos, os quais também poderiam, por meio de convênios com entidades filantrópicas, preparar os adolescentes para o exercício da cidadania e consequentemente na transformação em jovens aprendizes”, explica.

Segundo Eduardo, o projeto está pronto, só falta a Prefeitura conquistar os recursos e colocar o projeto em prática. “O Bolsa Família atende a 1.945 adolescentes em São Carlos, 812 deles estão no Cidade Aracy e no Antenor Garcia. Precisamos dar oportunidades aos jovens e o primeiro passo é a qualificação profissional”, acredita.

Apesar de toda a polêmica em torno do assunto, Eduardo Brinquedos considera que o projeto Natal Luz foi um sucesso. “As pessoas foram à praça, movimentaram o comércio. Creio que para os próximos anos, o turismo nesse segmento pode apresentar inúmeros benefícios à cidade”, comentou.

O vereador projetou para 2014 reiniciar as discussões com a Prefeitura sobre a possibilidade de oferecer incentivos fiscais aos proprietários de áreas que possam receber a atividade econômica de estacionamento privado. “Sugiro a isenção de IPTU para os interessados em explorar a referida atividade em locais que justifiquem tal medida. Não senti muito entusiasmo no secretário Celso Higashi [Trânsito] sobre o projeto, mas vou dar uma repaginada e apresentá-lo novamente”, observou.

Outro projeto que Eduardo Brinquedos espera que se concretize é o Minha Casa Colorida, que por meio das parcerias entre iniciativas pública e privada, pretende investir na reforma de residências de bairros periféricos, oferecendo moradia digna às famílias.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x