17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara realiza segunda sessão extraordinária na segunda-feira

Câmara realiza segunda sessão extraordinária na segunda-feira

Presidente da Casa, Pastor Adilson está com Covid-19 e isolado em sua residência para tratamento; Ismael Franceschini vai substituí-lo

28/01/2021 12h14 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Câmara realiza segunda sessão extraordinária na segunda-feira Fotos: Divulgação

A Câmara Municipal de Descalvado se reúne na próxima segunda-feira às 18h30 para realizar a sua segunda sessão ordinária no ano de 2021. Em pauta estará o projeto de lei 003/2021, que autoriza o prefeito Becão Reschini (PL) a abrir crédito adiciona suplementar no valor de R$ 300 mil para a Divisão de Prevenção e Assistência Médica à Saúde (FMS). O objetivo é promover o pagamento de entidades do terceiro setor.

O detalhe é que a sessão deverá ser comandada pelo vice-presidente da Casa, vereador Ismael Fransceschini (MDB). Ele irá substituir o presidente Pastor Adilson Gonçalves (PSDB), que está com Covid-19, isolado em sua casa em tratamento.

Logo após a sessão extraordinária, às 19h, será realizada a primeira sessão ordinária deste ano. A pauta da primeira reunião do Poder Legislativo será divulgada hoje, dia 28 de janeiro, às 16h. A sessão será realizada com a presença física dos vereadores e também será aberta ao público. Também haverá transmissão através do site da Câmara e das redes sociais.

OPOSIÇÃO ELEGE MAIORIA – A coligação que apoiou Luisinho Panone, portanto de oposição, elegeu seis vereadores: Pastor Adilson (PSDB), Vaguinho Basto (Republicanos), Daniel Bertini (Podemos), Carlinhos Turmeiro (MDB), Ismael (MDB) e Reinaldo Ninja (PSDB). Bertini e Basto passam a ser os principais fiscais do Poder Legislativo.

A situação, que apoiou a reeleição de Becão, elegeu Mir Valentin (Cidadania), Marcelo Figueiredo (Cidadania), Jacaúna (PL) e Argeu Reschini (PL). Além de Argeu e Jacaúna, o grupo governista também elegeu o ex-vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e também ex-vice-prefeito, o empresário Pinho da Cabana, que volta à política em um mandato eletivo. A coligação que apoiou a candidatura de Vicky Francisco (PTB) não elegeu nenhum vereador.

Fato único em toda a região, a oposição conseguiu a proeza de eleger toda a Mesa Administrativa da Câmara Municipal de Descalvado. O presidente da Casa será o vereador Pastor Adilson (PSDB). Seu vice será o vereador Ismael Reschini (MDB). Como primeiro secretário foi eleito o vereador Vaguinho Basto (Republicanos) e como segundo secretário o vereador Reinaldo Ninja (PSDB).

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Os vereadores de Descalvado vão representar 33.910 habitantes. A cidade paulista tem um PIB de R$ 1.643.346.164,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,760, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x