27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara rejeita projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas municipais

Câmara rejeita projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas municipais

Projeto é de autoria do vereador Moisés Lazarine

26/03/2024 19h56 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Câmara rejeita projeto que proíbe linguagem neutra nas escolas municipais

A Câmara rejeitou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (26), projeto de lei que dispõe sobre a proibição do uso da linguagem neutra pelos estabelecimentos municipais de ensino e pela a administração pública do município de São Carlos. O autor do projeto, que teve cinco votos a favor e seis contra, foi o vereador Moisés Lazarine (União Brasil).

De acordo com o projeto, aos estudantes deve ser assegurado o ensino com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN, com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -VOLP e com a grafia fixada no Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa.

JUSTIÇA-Caso aprovado, o projeto poderia sofrer dissabores jurídicos. Em fevereiro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento virtual e derrubou a lei estadual de Rondônia que proibia o uso de linguagem neutra na grade curricular, no material didático de escolas públicas e privadas e em editais de concursos públicos.

Todos os ministros da Corte acompanharam o relator, ministro Edson Fachin. Em seu voto, ele defendeu a tese de que a norma estadual não pode definir diretrizes educacionais, por se tratar de competência privativa da União. “Fixação de tese: norma estadual que, a pretexto de proteger os estudantes, proíbe modalidade de uso da língua portuguesa viola a competência legislativa da União”.

Com informações da Agência Brasil.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x