27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Câmara tira Tusca do calendário oficial de eventos

Câmara tira Tusca do calendário oficial de eventos

19/07/2012 12h12 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Câmara tira Tusca do calendário oficial de eventos

Por 7 votos a 3, foi aprovado na noite da última terça-feira, 17 de julho, o projeto de lei do vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB) que revogou a lei a Lei Municipal nº 15.246 de 8 de abril de 2010 que incluiu a Taça Universitária São Carlos (Tusca) no calendário oficial de eventos do município Numa sessão que terminou por volta das 20h, somente os vereadores Lineu Navarro (PT), Ditinho Matheus (PMDB) e Robertinho Mori Roda (PV) votaram contra a revogação da legislação. O vereador Lineu afirmou que apesar a postura do Legislativo, a Tusca continuará sendo realizada. Por outro lado, ele também confirmou que neste ano não será realizado Corso, evento que abre a Tusca.

Freire sempre foi o grande crítico da Tusca nos últimos anos. Ele acusa a festa de promover orgias a céu aberto, além de excessos em consumo de bebidas. O evento foi marcado por três mortes em 2010 e 2011, o que gerou uma polêmica nacional em torno de sua realização. “Foi Deus que ajudou na aprovação desta lei que revoga a Tusca como evento oficial”, comemorou ele. Já o experiente Antonio Carlos Catharino (PTB) afirmou que a Tusca deveria ser realizada dentro das dependências das universidades.

Para o vereador Júlio César Pereira de Souza (DEM), ao alterar, neste ano eleitoral a data da Tusca de setembro [seu tradicional mês de realização] para novembro, a Prefeitura Municipal assinou o atestado de “incompetência” para controlar os excesso do evento. Segundo ele, a medida é “eleitoreira”, pois tem o objetivo de evitar que possíveis problemas ocorridos durante a Tusca como nos anos anteriores, possam influir na decisão do eleitorado.

Em fevereiro deste ano, a Polícia Civil de São Carlos indiciou os supostos envolvidos na morte do jovem Bruno Cristiano de Oliveira, 23, em setembro de 2011, durante o Corso (espécie de micareta) que abre a Tusca (Taça Universitária de São Carlos). “A polícia fez o seu trabalho e está de parabéns. Na Câmara tem um projeto de lei meu tramitando que retira a Tusca do calendário oficial de eventos do município. Espero que os vereadores aprovem o projeto para que encerremos esta baderna em São Carlos”, enfatiza.  

Oliveira morreu quando caiu embaixo de um caminhão com bebida alcoólica que fazia o apoio do cortejo. O laudo da perícia concluiu que o veículo deveria ter equipamentos de proteção, como grades protegendo as rodas, para evitar a aproximação perigosa de estudantes que quisessem comprar as bebidas.

O motorista e o dono do veículo foram indiciados por homicídio culposo (sem intenção de matar). A morte de Oliveira e, dias depois, de uma idosa de 83 anos atropelada por um universitário com aparente embriaguez que saía de uma das festas da Tusca, pôs a cidade contra o evento. O prefeito Oswaldo Barba proibiu,  a partir deste ano, a realização do corso, que é o desfile de abertura da Tusca.

 

MORTE EM 2010 – Freire afirma que os organizadores da Tusca também deveriam responder pela morte do estudante da Escola Politécnica da USP, Ricardo Mitsuo Iwahashi, de 24 anos, que ocorreu em 2010 durante o corso daquele ano. Seu corpo foi achado em um córrego de São Carlos. O córrego fica sob um pontilhão por onde teria passado o corso e o universitário caiu de uma altura de 5 metros.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Iara Carlos da Costa
Iara Carlos da Costa
11 anos atrás

Eu não sei o que alguns vereadores tem na cabeça achando que tirar o evento do calendário oficial da cidade vai mudar alguma coisa. O evento vai ocorrer da mesma maneira, a medida que deveria ser tomada, foi! A proibição do corso.
Os problemas que estão incomodando a população não são por causa da festa, são pela educação que algumas pessoas não tem, e que as vezes nem é culpa dos pais não terem dado, é culpa dos filhos não terem recebido…
A prefeitura está de parabéns pelas atitudes que tem tido em relação à Taça, já que sem a infraestrutura e o apoio da prefeitura os problemas só aumentariam. No ultimo ano as Atléticas provaram que conseguem dar suporte à saúde dos “tusqueiros” e segurança ao evento, não houveram brigas, arruaças, nada além de consumo de alcool exagerado, e os problemas foram depois da festa, não nela! Então quer dizer que se alguém sai bêbado do Banana ou da Zoe e atropela alguém, a culpa é da balada ou do inconsequente que bebeu e saiu dirigindo sem controle?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x