11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Conselho de Educação discute fechamento da Casa Amarela

Conselho de Educação discute fechamento da Casa Amarela

24/06/2015 08h04 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Conselho de Educação discute fechamento da Casa Amarela

O Conselho Municipal de Educação discute hoje, 24, às 18h, no Palacete Conde do Pinhal, o fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Casa Amarela, no Cidade Aracy.

O projeto tem sido alvo de muita polêmica entre pais e professores. Na semana passada, o Primeira Página trouxe o assunto na última quinta-feira, 18. O assunto também foi objeto de uma intensa discussão na Câmara de São Carlos, na tarde de ontem. Na opinião do vereador Lineu Navarro (PT), “deliberar pelo fechamento de escola, é uma posição totalmente absurda”.

O vereador Roselei Françoso comentou que recebeu em seu gabinete, na manhã de ontem, o proprietário do imóvel em que funciona o Cemei. “Ele estava aborrecido porque a escola funcionava no espaço há 12 anos e confirmou que não pediu o imóvel, conforme divulgado pela Prefeitura”.

Aparecido Penha (PPS) fez algumas ponderações sobre o discurso dos vereadores. Ele afirmou que uma determinação do Ministério Público solicitou as readequações no prédio, sob pena de a administração pagar uma multa diária de R$ 1.200. Também alegou que a Secretaria de Educação elencou uma série de problemas estruturais no prédio, que impedem as readequações. “A Prefeitura demonstrou que fica inviável realizar as reformas por conta dos custos”, comentou.

 

RECORDANDO – Na semana passada, as mães dos alunos que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “Casa Amarela” demonstraram insatisfação com a medida da Prefeitura de São Carlos em fechar a unidade de ensino. 

A transferência dos alunos para outro local não agradou a todos os pais que alegam mudança brusca, além da falta de informação e diálogo por parte da Prefeitura. “Eles tomam a decisão, apenas nos informam, mas não discutem com os pais se vai ser melhor, o que achamos, não nos ouvem para saber a nossa opinião”, disse Lígia de Cássia do Amaral, 22, mãe de uma das crianças de 6 anos que estuda no local. 

O Cemei “Casa Amarela” está localizado na rua Giuseppe Broggio, Aracy I. A unidade de ensino surgiu em caráter temporário, para atender uma demanda grande de crianças em idade de frequentar o ensino infantil, mas que estavam sem estudar, pois no bairro não havia Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs), por isso alugaram duas casas geminadas de cor amarela, o que justifica seu nome, e a escola foi inaugurada no dia 25 de março de 2003.

OUTRO LADO – A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que a necessidade de encerrar as atividades da escola se dá por diversos motivos, um deles é que a casa foi provisoriamente alugada pela gestão anterior, para dar atendimento à demanda da época, sendo uma extensão do Cemei “Maria Alice Vaz de Macedo”. 

Outro motivo é por não possuir estrutura física para funcionar como unidade escolar, têm quatro salas de aula pequenas que mal comportam alunos e o professor. Seus corredores são estreitos, não permitindo o deslocamento de um cadeirante e não existe qualquer possibilidade de torná-la acessível, somente se forem derrubadas as paredes internas para readequá-la.

O espaço do local também não permite área de lazer para as crianças, sendo necessário o aluguel de um terreno em frente para tal fim. A pasta foi oficiada de que deveria desocupar o prédio ou garantir-lhe acessibilidade, caso contrário estaria sujeita à multa diária de R$ 1.200. 

A secretaria informou ainda que para não prejudicar o trabalho desenvolvido com as crianças os professores acompanharão as salas e terão garantidos seus direitos previstos pela legislação. “Quanto à necessidade de transporte esclarecemos que não haverá necessidade, pois moram no entorno das escolas”. Os demais funcionários serão deslocados de acordo com a necessidade da administração. 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x