27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > CPI da Dengue faz pedidos de documentos para iniciar apurações

CPI da Dengue faz pedidos de documentos para iniciar apurações

07/05/2015 21h25 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
CPI da Dengue faz pedidos de documentos para iniciar apurações

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que pretende investigar a epidemia de dengue que atinge São Carlos realizou a primeira reunião, na manhã desta quinta-feira, 7, na Biblioteca Jurídica da Câmara.

Segundo o vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), a primeira etapa das investigações consiste em juntar os documentos que devem ser solicitados nas próximas semanas. “Ainda não temos uma data definida para a segunda reunião, pois dependemos da entrega do material solicitado”, informou Freire.

De acordo com o presidente da CPI, as oitivas devem acontecer logo após a entrega dos documentos. Freire afirma que a Comissão não quer atrapalhar o trabalho de combate à epidemia. “Sabemos das dificuldades encontradas pela Secretaria de Saúde no combate à dengue e não temos o direito de atrapalhar. Então decidimos que as convocações das pessoas acontecerão logo após a entrega de toda a documentação”, explicou.

São Carlos conta com mais de 11,7 mil notificações de dengue. De acordo com a Prefeitura, estão inclusas nessa estatística as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde. “Até o final de 2012, as Prefeituras tinham uma seqüência de trabalho no combate à dengue. No ano seguinte, muitas administrações receberam novos prefeitos e o trabalho não teve continuidade. Em São Carlos, por exemplo, houve o desmantelamento de uma atividade chamada Mutirão Cidade Limpa. A Prefeitura começou do zero recentemente e colocou uma pessoa que não tem preparo para a função, ou seja, o que era brilhante foi jogado no lixo”, desabafou Freire. Na opinião do presidente da CPI a cidade pode beirar, hoje, os 15 mil casos da doença. Ele afirmou que deseja convocar as entidades de saúde particulares para que abram a ‘caixa preta’ das ocorrências de dengue e não descarta a contratação de um técnico estatístico para um estudo mais apurado sobre o tema. “A população tem o direito de saber a verdade. É isso que vamos buscar por intermédio dessa CPI”, concluiu.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x