1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ditadura afastou prefeito eleito com 70% dos votos

Ditadura afastou prefeito eleito com 70% dos votos

29/03/2014 16h58 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ditadura afastou prefeito eleito com 70% dos votos

Eleito prefeito com 70% dos votos do eleitorado são-carlense em 1968, José Bento Carlos do Amaral, foi mais uma das vitimas da ditadura militar. Além da retumbante vitória nas urnas, José Bento conseguiu eleger todos os dez candidatos a vereador que lançou naquele pleito eleitoral.

 

Porém, antes de completar seu segundo ano de mandato ele foi afastado do cargo, no ano de 1970. “Diziam que em 1964 foi feita uma revolução. Na verdade foi um golpe militar. Fui vitima de uma guerra psicológica. A pressão era tanta que meu vice, Dr. Alderico Vieira Perdigão, e vários vereadores da base de sustentação de minha gestão, renunciaram. Eu resisti, mas acabei sendo afastado”, ressalta José Bento.

Ele relata que até hoje não recebeu qualquer explicação sobre os motivos de sua saída da Prefeitura. Para piorar, quando acabou o seu mandato, ele recebeu uma comunicação oficial do governo militar de que nada havia contra sua honra  e que nada foi constatado de irregular durante sua curta gestão.

José Bento explica que foi substituído pelo interventor nomeado pela ditadura, Antonio Teixeira Vianna. Segundo ele, as investigações sobre irregularidades recaíram sobre o seu antecessor no governo municipal, Antonio Massei.  “O caso foi arquivado”, destaca.

O ex-prefeito e ex-vereador afirma que o golpe de 1964 foi um grande equívoco. “O movimento militar foi muito virulento. Alegavam que João Goulart era comunista. Isso ná era verdade, pois o Jango era, sim, um bom vivant. Por outro lado acho que, ao não resistir ao golpe, ele tomou a medida certa, pois evitou que o Brasil mergulhasse numa guerra civil”, completa ele.

Quanto à democracia, ele comenta que, mesmo com várias contradições, é o melhor regime político para qualquer nação. “Mesmo com a roubalheira que vemos hoje, a democracia é melhor do que qualquer regime autoritário.  É isso que possibilita que figuras poderosas da política possam ir para a cadeia. Até deputados federais começam a ser presos devido a irregularidades. Acho que estamos no caminho certo”, afirma.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x