17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Doria participa da primeira vacinação regional

Doria participa da primeira vacinação regional

Departamento Regional de Saúde DRS III recebeu 14.140 para distribuir para 25 cidades que está sob sua jurisdição

22/01/2021 10h26 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Doria participa da primeira vacinação regional Foto: Divulgação / Governo de São Paulo

A técnica em Enfermagem, Vanda Marques Dos Reis, 51, foi a primeira profissional de saúde vacinada contra a Covid-19 na região. Ela recebeu a primeira dose da vacina do Butantan na UPA da Vila Xavier, em Araraquara, perto das 10h30 de ontem, 21, na presença do governador João Doria (PSDB) e do prefeito Edinho Silva (PT). O encontro marcou o início da vacinação para os 25 municípios subordinados ao Departamento Regional de Saúde DRS III.

Por volta das 12h30 de ontem São Carlos recebeu as 3.960 doses da CoronaVac para imunizar os profissionais de saúde de hospitais público e privados. De acordo com a assessoria de imprensa do Estado, o Departamento Regional de Saúde DRS III recebeu 14.140 para distribuir para 25 cidades que está sob sua jurisdição.

O estado garantiu na quarta-feira, 20, a remessa da segunda dose para São Carlos antes do prazo de 28 dias da primeira vacinação. Com isso, o lote de vacina do Instituto Butantan dará para imunizar 3.960 pessoas que trabalham na linha de frente dos hospitais de São Carlos. A Vigilância Epidemiológica de São Carlos prevê as duas doses para esse grupo, o que representa próximo de 40% dos funcionários de saúde da cidade, estimado em 10 mil pessoas.

“Quero homenagear a turma da linha de frente, os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e também faxineiros, equipes de limpeza, de apoio, da recepção e segurança dessa unidade hospitalar e de todas as outras de São Paulo e do Brasil. Vocês são a linha de frente, que ajudam a salvar vidas de brasileiros”, disse Doria.

Vanda é servidora pública há 23 anos e estava prestes a se aposentar, mas adiou a decisão para ajudar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Sempre trabalhou nos serviços de urgência e emergência da saúde e há 10 anos está na UPA, tendo sido a primeira profissional do serviço a ter diagnóstico de COVID-19.

“Me sinto honrada por ser escolhida a primeira aqui em Araraquara. Agradeço primeiro a Deus e a todos que estão na unidade comigo. Espero que todos em breve sintam isso e se vacinem, pois será a única maneira de enfrentarmos o vírus”, declarou Vanda.

DISTRIBUIÇÃO – A distribuição das vacinas, seringas e agulhas para o interior começou na segunda-feira (18) para os cinco hospitais-escola do interior. Ainda na segunda, os Hospitais das Clínicas de Campinas e de Botucatu já começaram a aplicar as doses em suas equipes; na terça (19), o mesmo ocorreu no HC de Ribeirão Preto e no Hospital de Base de São José do Rio Preto, dando continuidade à campanha que começou no domingo (17) no HC de São Paulo, minutos após aprovação do uso da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa.

Diariamente, caminhões com grades de vacinas e insumos saem do Centro de Distribuição e Logística (CDL), na capital, rumo aos polos regionais para redistribuição às Prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Os municípios também deverão imunizar a população indígena e quilombolas com apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.

Cada serviço de saúde será responsável pelo preenchimento dos sistemas de informação oficiais definidos pela Secretaria da Saúde para monitoramento da campanha.

A divisão das grades considera o quantitativo proporcional de vacinas esperado para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O total de 1,5 milhão de doses é a referência para trabalhadores de saúde, baseado na última campanha de vacinação contra a gripe.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x