10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Eleições 2020

Jornal Primeira Página > Notícias > Eleições 2020 > Erick Silva, uma liderança que brilha e com trajetória de luta em defesa dos direitos

Erick Silva, uma liderança que brilha e com trajetória de luta em defesa dos direitos

Candidato à Prefeitura de São Carlos soma a prática do chão de fábrica à teoria do Curso de Ciências Sociais da UFSCar

11/11/2020 06h49 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Erick Silva, uma liderança que brilha e com trajetória de luta em defesa dos direitos Foto: Divulgação

A fala calma e serena chama a atenção. A força de seus argumentos, sempre baseados em fatos ou informações verídicas também.  Erick Silva é funcionário da Volkswagen do Brasil há 24 anos. Como trabalhador e mais tarde como líder sindical, sempre atuou para melhorar as condições de trabalho e também os salários e direitos trabalhistas dos operários. Sua serenidade ao falar, somado à coragem e força para negociar, logo o destacaram entre os colegas.

Atuando na Volks, Erick conseguiu realizar um antigo sonho: o de fazer curso superior. Ele optou por Ciências Sociais. Depois de estudar na UFSCar, decidiu dar sequência na vida acadêmica e também fez mestrado em Políticas Públicas.  Assim, Erick somava à trajetória de trabalhador e a prática de operário com a formação acadêmica, adquirindo uma base sólida de conhecimento, o que seria vital em toda sua trajetória como político. Aprendeu que defender os direitos das pessoas em um país tão desigual, é uma luta necessária.

Assim, há dez anos, em meados de 2010, todo este trabalho ganhou o reconhecimento público da classe trabalhadora. Erick foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, um dos mais fortes de toda a região, já como membro da CUT (Central Única dos Trabalhadores), maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo. Á frente da entidade sindical, Erick buscou fortalecer as negociações para melhorar a renda dos trabalhadores.  Vitorioso neste quesito partiu para fortalecer a negociação a partir de argumentos sólidos na busca por melhores salários e mais benefícios para os mais de 10 mil metalúrgicos de São Carlos e Ibaté. Anos depois, esse trabalho se estendeu aos 200 mil trabalhadores da categoria no Estado, como dirigente da Federação dos Metalúrgicos de São Paulo.

Foi assim que, Erick, por meio do Sindicato dos Metalúrgicos começou a colaborar muito com a economia de São Carlos, principalmente para o comércio e a rede de prestação de serviços. Assim, à cada pagamento de salário feito pelas empresas metalúrgicas de São Carlos, um incremento de recursos movimentava lojas, oficinas, restaurantes e empresas de lazer e cultura na região. A PLR (Participação nos Lucros e Resultados) também foi prioridade como direito legítimo do trabalhador. Estes recursos foram fundamentais para irrigar a economia são-carlense em alguns meses ao ano com alguns milhões de reais de recursos-extra.

Como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores, acredita que os moradores de São Carlos merecem ter de volta a cidade que já foi considerada como uma das melhores do país para se viver. O compromisso com a qualidade de vida pode e precisa ser recuperado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x