6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Estrela principal” das eleições de 2012 está inelegível por 8 anos

“Estrela principal” das eleições de 2012 está inelegível por 8 anos

20/06/2013 11h02 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Estrela principal” das eleições de 2012 está inelegível por 8 anos

Classificado pelo relator do processo eleitoral que resultou na cassação do mandato do prefeito Dr. Alessandro Magno Melo Rosa (PSDB), o desembargador Paulo Hamilton, como “estrela principal da campanha eleitoral”, o ex-prefeito José Luís Parella (PSDB) foi condenado à inelegibilidade por oito anos no processo que apurou abuso de poder econômico na campanha eleitoral das eleições de 7 de outubro de 2012 .

Segundo Hamilton, o então prefeito de Ibaté e principal cabo eleitoral de Dr. Alessandro, foi o grande destaque da última campanha eleitoral, configurando os abusos. “A estrela principal da campanha  eleitoral dos embargantes, conforme restou consignado no vosso acórdão embargado, foi o ex-prefeito. É exatamente esta  condição que caracterizou o abuso de poder econômico”, diz o juiz relator Paulo Hamilton.

Segundo o juiz, “o dispêndio excessivo de dinheiro com a produção de material publicitário, de natureza privada, para a promoção do recorrido, José Parella, e de sua administração, às vésperas do período eleitoral, teve nítido intuito de o autopromover e impulsionar a candidatura ‘dos seus candidatos’, Dr. Alessandro e Horácio.

Novamente, os candidatos não apresentaram sua plataforma política durante a campanha, nem discutiram temas de interesse local, apenas foram’ apresentados à população como os candidatos de José Parella. Apresentava-se as realizações do então prefeito e seus discípulos, com a mensagem de continuidade”.

 

Segundo Hamilton, a referida estratégia política não é vedada, mas a realização de campanha privada ostensiva  de autopromoção em paralelo com a campanha eleitoral,  justamente com o intuito de impulsionar a candidatura dos  embargantes, sem _que, entretanto, os valores gastos  fossem contabilizados na campanha, este fato configura  abuso do poder econômico. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x