6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ibaté escolhe novo prefeito em 6 de outubro

Ibaté escolhe novo prefeito em 6 de outubro

20/07/2013 11h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Ibaté escolhe novo prefeito em 6 de outubro

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) definiu as datas para a campanha eleitoral e as novas eleições de Ibaté. O prefeito eleito, Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB) e o vice, Horácio do Carmo Sanchez tiveram os registros cassados pela Justiça por realizarem propaganda institucional em período proibido pela Lei Eleitoral.

 

Além disso, foram acusados de abuso de poder econômico e político. O início da propaganda política está previsto para o dia 19 de setembro e as eleições estão marcadas para 6 de outubro.

O juiz eleitoral que comanda as novas eleições de Ibaté continua sendo Milton Coutinho Gordo, que ocupa o cargo até final de dezembro.

Os registros das candidaturas serão aceitos até as 19h de 8 de setembro. De acordo com o Tribunal, tanto Alessandro como Horácio não podem participar das novas eleições e os eleitores inscritos até 9 de maio de 2013 terão direito a voto.

 

CASSAÇÃO – Alessandro foi cassado em maio desse ano. Orlando Trevisan Júnior, o Júnior Trevisan, que foi candidato pela coligação “Por uma Ibaté de todos nós” entrou na Justiça contra o adversário alegando diversos abusos durante a campanha.

O candidato do PTB denunciou diversas ações promovidas por Alessandro e pelo prefeito na ocasião, o empresário Zé Parrella, que configuraram propaganda ilegal. Anúncios em outdoors, realização de shows e a distribuição de 5 mil exemplares de uma revista que enaltecia a administração do PSDB em 183 páginas provocaram a decisão da Justiça.

Alessandro entrou com efeito suspensivo, porém em vão. O ministro Castro Meira, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão.

Em 20 de junho, o presidente da Câmara, João Siqueira Filho (PP) assumiu a Prefeitura de Ibaté. Siqueira é vereador do município há 25 anos.

Alessandro foi eleito com 51,58% ou o equivalente a 9.776 votos. Como recebeu mais da metade dos votos válidos, há a necessidade de novas eleições.

 

Júnior Trevisan teve 7.649 votos ou 40,36% dos votos válidos nas eleições de 7 de outubro de 2012. A votação de Isaías Regolão correspondeu a 8,06% dos votos válidos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x