6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Ibope revela empate técnico entre Altomani e Barba

Ibope revela empate técnico entre Altomani e Barba

01/09/2012 12h47 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Ibope revela empate técnico entre Altomani e Barba

O tucano Paulo Altomani e o petista Oswaldo Barba aparecem empatados na primeira pesquisa Ibope/EPTV sobre a intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Carlos nas eleições deste ano. Altomani aparece com 25% da preferência do eleitorado enquanto Barba vem logo atrás, com 23%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos, o que caracteriza o empate técnico entre os dois prefeituráveis.

Eduardo Cotrim (PMDB) aparece em terceiro lugar com 2% das intenções de voto.  Flávio Lazzarotto (PSOL) e José Sacomano (PPL) empatam na quarta posição, com 1%. O professor Ronaldo Mota (PSTU) aparece com 0% das intenções de voto. Um total de 8% dos eleitores disseram que vão votar branco ou nulo. E os indecisões chegam a 39%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, quando foram entrevistadas 504 pessoas na cidade de São Carlos. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), sob o número SP-00601/ 2012.

 

Rejeição – Barba lidera a rejeição do eleitorado. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Oswaldo Barba, do PT, é o que apresenta maior índice de rejeição (29%). Em seguida, aparecem Eduardo Cotrim (PMDB), com 21%, e Paulo Altomani (PSDB), com 15%. Sacomano (PPL) apresentou rejeição de 12% e Flavio Lazzarotto teve 11%. O professor Ronaldo Mota aparece com rejeição de 9%. Entre os entrevistados, 10% responderam que votariam em todos eles e 22% não souberam ou não responderam.

 

Critérios do eleitor – O Ibope também perguntou o que eleitor mais leva em consideração na hora de escolher um candidato a prefeito. Em São Carlos, os três itens mais citados foram o passado do candidato, o que promete investir mais na saúde e o que promete gerar mais empregos.

O passado político foi considerado o mais importante por 35% dos entrevistados. O investimento em saúde, por 22%, e o que promete gerar mais empregos por 6%.

 

Números do Ibope para a pesquisa estimulada:

 

Intenções de voto

Paulo Altomani (PSDB): 25%

Oswaldo Barba (PT): 23%

Eduardo Cotrim (PMDB): 2%

Flávio Lazzarotto (PSOL): 1%

Sacomano (PPL): 1%

Professor Ronaldo Mota (PSTU): 0

Branco / nulo: 8%

Não sabe / não respondeu: 39%

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Teonila
Teonila
11 anos atrás

Não acredito nessas pesquisas, que tentam manipular o pessoal. Toda eleição é a mesma coisa. Ninguém aguenta mais ouvir falar nesse Barba e nesse Altomani. E se esse Cotrim entrar e fizer na Prefeitura o que ele fez no SAAE a população tá lascada. Agora, esse Sacomano tá se mostrando uma boa opção. Tô gostando de ver.

R Nadaff
R Nadaff
11 anos atrás

Altomani, nós da comunidade já estamos trabalhando para o senhor .
Siga em frente sempre!!
Allah seja louvado!

João Soares
João Soares
11 anos atrás

Barba nao promete, fala que vai fazer, nao se iludam com pesquisas.
Sao muitas coisas a fazer, vamos confirmar os projetos em andamento, agora que vai melhorar mais ainda.
Nao adianta um focar contente tem de ser toda a comunidade, Barba + 4.

Junior
Junior
11 anos atrás

Sou a favor da alternância politica , mas entre o que estão , e os que estão querendo entrar , eu prefiro que continuem os mesmos , do que voltarmos para trás com a velha guarda

Ribeiro
Ribeiro
11 anos atrás

O povo cansou, mudança já. Paulo estamos com você.

São Carlos vai voltar ser dos são carlenses.

Lelo
Lelo
11 anos atrás

Estou contigo, Cotrim!

Henrique
Henrique
11 anos atrás

Ibope que deu 25% pro Airton na última eleição e ele teve 17? Tão confiável….

belita
belita
11 anos atrás

Como pode? na ultima pesquisa dava que o Barba tinha 31% e o Altomani creio na faixa de 29% e falava em empate técnico, então se o Barba agora tem 23% ele caiu muito?? esta despencando….

belita
belita
11 anos atrás

Também até considerei votar no Sacomano, mas ele mudou muito, não é aquela pessoa que conheci no passado…inaugurar o tal hospital fantasma ano que vem? que jeito? maior cursinho da America latina para os jovens? dai formar médicos, engenheiros, advogados etc…para trabalhar aonde? vender eletrodomésticos e roupas? ou ainda? como essa molecada que estuda em escolas publicas vão para tais cursinhos? tirar as linhas de trem da cidade? vai colocar aonde? la na Rodovia W.L??

HADES
HADES
11 anos atrás

Prestem bem atenção hein gente, pois tem gente desligando a água sistematicamente no SAAE, pra tirar votos de outros candidatos. O Cotrim saiu da presidência do SAAE em junho, mas ninguém faz questão de dizer isso né? Porque será? A presidência agora está com o PT. Acordem estão tirando a água da população pra ganhar votos. Quanto às faltas de água antigas, ninguém diz nada sobre os pedidos do Cotrim sobre a troca de bombas e canalizações inadequadas, principalmente no Santa Felícia que foram negadas pela atual gestão. Porque será né? Pra queimar o filme de quem? Tô com você COTRIM, não vou votar num sujeito que já foi prefeito 4 anos e continua falando “eu vou fazer”, muito menos em um que acha que a cidade é uma empresa que visa o lucro (redução de custos) e não o ser humano.

JOSE RENATO DE PAULA
JOSE RENATO DE PAULA
11 anos atrás

PESQUISA EPTV – SÃO CARLOS

O IBOPE divulgou uma pesquisa espontanea, o que interressa é a pesquisa estimulada.

Existem dois tipos de pesquisas a espontânea e a estimulada:
De acordo com o Hugo Borsani, doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, nas chamadas pesquisas espontâneas, o entrevistado é questionado sobre qual o candidato ele pensa em votar, sem mencionar ou mostrar nenhum dos nomes dos candidatos adversários. “O entrevistado deve recorrer à sua memória e ao seu conhecimento dos demais candidatos”, explica.
Já nas pesquisas estimuladas, junto com a pergunta sobre o candidato preferido, o entrevistado recebe um cartão com os nomes das outras pessoas em disputa na eleição. “Nas pesquisas espontâneas, o que se procura detectar é o grau de interesse na disputa eleitoral do entrevistado, assim como a intensidade da preferência”, ressalta.
Em relação à diferença das duas pesquisas, o especialista acrescenta que nas pesquisas espontâneas a porcentagem de respostas “não sei” é muito mais alta que no caso das pesquisas estimuladas. “Nessas últimas, ao ser “estimulado” com os nomes dos candidatos, o entrevistado identifica os mesmos e consegue se definir com mais facilidade”, destaca.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x