16 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Incentivos fiscais maiores tiraram Land Rover de São Carlos

Incentivos fiscais maiores tiraram Land Rover de São Carlos

07/12/2013 14h16 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Incentivos fiscais maiores tiraram Land Rover de São Carlos

São Carlos lutava pela instalação da fábrica da Land Rover, mas na guerra da renúncia fiscal, o município perdeu para o Rio de Janeiro. Na última quinta-feira (5), a empresa confirmou a construção da fábrica em Itatiaia (RJ), com previsão de ficar pronta em 2016. Os investimentos devem ser de R$ 750 milhões.

Na última sexta-feira (6), o secretário de Governo, Júlio Soldado, confirmou que a cidade estava na luta pela instalação da fábrica na cidade. “O prefeito Paulo Altomani havia conversado com o governador Geraldo Alckmin, que sinalizou a delação do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) por 10 anos, mas Itatiaia ofereceu 20 anos, aí ficou impossível de trazer a fábrica”, explica.

Em entrevista à agência Reuters, o prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Ferreira Bastos, disse que não sabe detalhes da capacidade de produção. “Quanto maior a produção maior será o incentivo fiscal que pode durar 25 ou 30 anos”.

A intenção do município era instalar a fábrica na rodovia Thales Lorena Peixoto Júnior, a SP-318, local em que a Prefeitura pensa em investir na criação de um novo distrito industrial.

“Na política de atração de empresas do prefeito Paulo Altomani, a intenção é oferecer a delação do ICMS por um determinado período. Assim, tentamos atrair novos investimentos à cidade”, disse Soldado.

Para evitar a concorrência desleal por renúncia fiscal, em junho, o governador Geraldo Alckmin entrou com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) questionando incentivos fiscais que o Rio de Janeiro oferece para atrair empresas. Os processos estão no Supremo Tribunal Federal (STF).

O modelo a ser fabricado em Itatiaia não foi revelado. De acordo com a marca, a sede terá capacidade para produzir 24 mil carros por ano e empregará, inicialmente, 400 pessoas. Os primeiros veículos surgem em 2016.

De janeiro a outubro, a Land Rover teve vendas de 8.920 veículos no Brasil, atrás das 11.520 unidades da BMW e das 10.510 da Mercedes-Benz, segundo dados da associação de concessionários, Fenabrave.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x