17 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Justiça recebe 370 registros de candidatos à Câmara

Justiça recebe 370 registros de candidatos à Câmara

12/07/2012 15h50 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Justiça recebe 370 registros de candidatos à Câmara

A Justiça Eleitoral de São Carlos recebeu 370 registros de candidaturas de postulantes ao cargo de vereador. Caso todas estas candidaturas sejam deferidas, a eleição será um “vestibular” com uma relação de 17,6 candidatos para cada uma das 21 cadeiras.

 

A criação de mais oito cadeiras na PEC que alterou a Lei Orgânica, automaticamente, também aumentou o número de candidaturas. Cada partido pode lançar uma vez e meia o número de cadeiras. Ou seja, quando havia 13 cadeiras, como em 2008, o número máximo de candidatos por partido era de 20. Agora, com 21, ele subiu para 32 candidatos por partido.

Em caso de coligação, o partido pode lançar o dobro do número de cadeiras. Sendo assim, se na eleição passada, o número máximo de candidatos a vereadores era de 26, agora é de 42.

O prazo para julgamento das candidaturas terminará no dia 5 de agosto. Até esta data, todos os pedidos originários de registro, inclusive os impugnados, deverão estar julgados e publicadas as respectivas decisões perante o juízo eleitoral.  

Os números não assustam quem tem experiência em política. O ex-prefeito Dagnone de Melo afirma que houve uma eleição em que somente a coligação que apoiava sua candidatura contava com mais de 200 candidatos. “Antes o número de candidatos, era, sem dúvida, maior”, ressalta.

Por sua vez, o presidente do diretório do PP (Partido Progressista) afirma que são imensas as dificuldades de se encontrar pessoas dispostas a entrar para a política. “Falei com muita gente e quando convidei-os para participarem do pleito como candidatos, ouvi muito não”.

Os candidatos estão divididos em sete coligações e cinco partidos, que concorrem individualmente. São eles: o PPL (Partido Pátria Livre), o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), o PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados), o PT (Partido dos Trabalhadores) e o PV (Partido Verde).

O grupo que apoia a reeleição do prefeito Oswaldo Barba (PT) formou três coligações: o PR, o PSC e o PSD ; o PTB e o PRB e o bloco de esquerda – PCdoB, PDT e PSB. A aliança de Paulo Altomani, formada por sete partidos, conta com duas coligações. A primeira conta com o PHS, PSL e PSDC. A outra reúne PSDB, DEM, PTdoB e PTN. A candidatura de Eduardo Cotrim (PMDB) tem o respaldo de duas coligações. O PMDB coligou-se com o PRP. A outra reúne PPS e PP.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x