17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Lava Jato prende ex-gerente da Petrobras por propina

Lava Jato prende ex-gerente da Petrobras por propina

27/05/2017 12h11 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Lava Jato prende ex-gerente da Petrobras por propina

A Polícia Federal prendeu ontem um ex-gerente da área internacional da Petrobras suspeito de ter recebido quase 5 milhões de dólares em propina na negociação da estatal para comprar um campo de petróleo em Benin, na África, no mesmo esquema revelado pela operação Lava Jato que resultou na condenação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha.

Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos era gerente da área internacional da estatal no momento da transação e trabalhou na análise e no negócio relativo à aquisição dos direitos de exploração do petróleo em Benin junto à Compagnie Béninoise des Hydrocarbures (CBH) por 34,5 milhões de dólares, em 2011.

Segundo as investigações, houve pagamento de propina no valor de 10 milhões de dólares como parte da negociação, sendo ao menos 1,5 milhão de dólares ao ex-deputado Eduardo Cunha, que foi preso em outubro de 2016 e condenado a 15 anos de prisão por seu envolvimento no esquema.

Em seu despacho decretando a prisão de Pedro Bastos, o juiz federal Sérgio Moro disse que o ex-gerente da Petrobras reconheceu em depoimento ter recebido 4,8 milhões de dólares de uma pessoa envolvida na transação, mas disse que o pagamento seria por serviços lícitos, o que foi refutado pelo magistrado.

“Apesar da alegação do depoente de que, em seu entendimento, o recebimento de valores de João Augusto Rezende Henriques era lícito, há, em cognição sumária, caracterização de crimes de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro”, disse Moro.

“Afinal, gerente da Petrobras teria participado da aprovação de negócio, com irregularidades procedimentais e na avaliação do negócio, com a CBH e recebido, por intermediários, 4.865.000,00 dólares do preço, isso subrepticiamente, em conta secreta no exterior.”

João Henriques é apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras e também está preso no âmbito da Lava Jato.

Além de prender o ex-gerente da Petrobras, a Polícia Federal tinha mandado de prisão ontem, na 41ª fase da Lava Jato, contra o ex-banqueiro José Augusto Ferreira dos Santos por suspeita de também receber recursos ilegais provenientes do mesmo negócio, mas ele não foi encontrado. Segundo a PF, advogado de Santos disse que ele irá se apresentar ainda nesta sexta à polícia.   

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x