1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Marquinho incentiva a participação popular na Câmara

Marquinho incentiva a participação popular na Câmara

28/03/2014 19h02 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Marquinho incentiva a participação popular na Câmara

A marca do mandato do vereador Marquinho Amaral (PSDB) como presidente da Câmara Municipal de São Carlos, iniciado há pouco mais de um ano, tem sido a democracia e a participação popular na Câmara. Outro ponto chave é a cobrança feita ao Executivo. “Não importa que somos do mesmo partido e, portanto, estamos na base aliada. Continuo cobrando do Executivo hoje como um dia cobrei da oposição, para que os projetos e ações continuem andando e a cidade crescendo. Sem diferenças partidárias. Vamos deixar as divergências para o momento da eleição”, destaca Amaral.

 

 

INDEPENDÊNCIA

A autonomia dos poderes Legislativo e Executivo deve ser respeitada, representando também a independência como marca do seu mandato. “Não quero que tratem a Câmara como uma extensão do Executivo. O prefeito tem um CPF e um RG e eu tenho outro. Elogiamos o que está satisfatório e criticamos quando existe problema”, destacou.

 

PORTAS ABERTAS

Segundo o presidente, o cidadão se sente bem representado quando percebe que a Câmara está de portas abertas para ele. “O Legislativo é a caixa de ressonância da população. O que acontece na cidade, problemas e coisas boas, chegam até nós. As pessoas podem se sentir representadas por nós e aqui é o espaço para discutir essas questões”, disse.

O aumento do número de audiências públicas realizadas, do uso da tribuna livre e o incentivo a projetos, como o Visite a Câmara são ações estimuladas pela atual gestão e que demonstram o incentivo à participação popular. Somente em 2014 já foram realizadas quatro audiências com prestações de contas nas mais diversas áreas, como segurança pública, a federalização do Hospital-Escola, relatórios da Secretaria Municipal de Saúde, Políticas Públicas para a Tolerância Religiosa em São Carlos. E uma quinta audiência está agendada para o dia 26 de março, às 15 horas, e que irá tratar da metodologia de aprovação de projetos da construção civil.

 

 

 

VISITAS

Os 21 vereadores da Câmara de São Carlos sabem da importância de serem porta vozes da sociedade, traduzindo seus anseios, segundo Amaral. Caminhando nesse sentido é muito importante que a Câmara se torne um espaço público também acessível às crianças e jovens. Criado pelo vereador Lineu Navarro (durante seu mandato como presidente), o Visite a Câmara tem sido amplamente apoiado pela atual presidência. O Projeto recebe semanalmente diversos alunos de várias idades de escolas públicas e privadas da cidade. “É a oportunidade que as crianças e jovens tem de fazer uma visita à Câmara, monitorada por profissionais da área de comunicação da Casa. Eles conhecem a estrutura, participam da simulação de uma sessão dentro do plenário, conversam com os vereadores e tiram dúvidas”, destaca o presidente.

 

PROCESSOS

“De 2 de janeiro a 14 de março deste ano passaram pela Câmara 585 processos, uma média de 195 por mês, sendo 79 projetos de lei e 262 requerimentos, solicitando informações à Prefeitura, por exemplo. Indo além de simples números, isso expressa o intenso trabalho do Legislativo”, pontuou.

 

IMPRENSA

 

Somente no mês de março, Marquinho visitou e deu entrevistas em diversas rádios da cidade nas frequências AM e FM. Também atendeu a imprensa, comentando os mais diversos fatos locais de interesse da população. Nas ocasiões, o vereador sempre se coloca à disposição tanto dos representantes da imprensa, quanto dos leitores e ouvintes que atinge. “Estou aberto a todos que, com respeito, queiram se manifestar, expor seus questionamentos e saber informações relacionadas à cidade e à política local”, garante.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x