27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > NEWTON LIMA: “O povo voltará a ser ouvido”

NEWTON LIMA: “O povo voltará a ser ouvido”

Ex-prefeito denuncia retrocessos, confirma pré-candidatura e anuncia volta do orçamento participativo

23/03/2024 21h36 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
NEWTON LIMA: “O povo voltará a ser ouvido” Foto: Divulgação

“Hoje há um abandono na gestão da cidade em sua zeladoria”

 

“Conseguimos dividir a cidade praticamente em dois, embora o Bolsonaro tenha ganho”

 

“Muita gente me falava nas ruas: ‘Newton Lima, vocês mudaram a cara da cidade’. E mudamos mesmo”

 

“Hoje, passamos na Baixada do Mercado depois das 18h e, lamentavelmente, vemos um clima ade desolação. Virou uma região fantasma. Queremos corrigir os rumos da região central”

 

Ex-reitor da UFSCar, prefeito de São Carlos entre 2001 e 2008, Newton Lima (PT) elegeu seu sucessor, Oswaldo Barba (PT), em 2008, e se elegeu deputado federal em 2010. Não se reelegeu em 2014 e ficou fora das disputas eleitorais dos anos seguintes. Agora, ele se coloca como pré-candidato da Frente Democrática Popular de Reconstrução de São Carlos, que reúne PT, PSOL, PSB, PSD, CIDADANIA e PC do B tentando reconquistar a cadeira que um dia foi sua.

FORA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Newton não esconde sua decepção em não ter sido reeleito deputado federal em 2014. Depois disso, foi comandar a EBSERH, estatal criada para gerir 50 hospitais universitários espalhados pelo Brasil. Ele atuou também como assessor de relações institucionais do Instituto Federal.  “A perda do mandato foi fui para mim e ruim para São Carlos. A cidade perdeu e outras cidades ganharam. O deputado federal tem que dar atenção especial para sua região e particularmente para sua cidade e foi o que eu fiz. Participei da consolidação do Instituo Federal. Ajudei o nosso Hospital Universitário, que era, então, Hospital Escola”, recorda.

Porém, o político disse que nunca perdeu o contato com São Carlos. “A família da minha esposa Adriana é toda de São Carlos, de forma que eu nunca perdi o conato com a cidade. E quando vinha a São Carlos, ao banco, ao posto de gasolina, ia na padaria, ao café, no supermercado e etc, todas as vezes as pessoas vinham falar comigo e diziam: ‘professor você precisa voltar, pois a cidade está abandonada, com muitos problemas”, relata.

Ele também fala da disputa nacional de dois anos atrás. “Em 2022 participei de forma muito ativa da campanha do presidente Lula. Sabia que a possibilidade da implantação de uma ditadura era muito possível. Conseguimos dividir a cidade praticamente em dois, embora o Bolsonaro tenha ganho. Conseguimos, com muito trabalho, fazer praticamente uma divisão do eleitorado. Tudo isso nos credencia a concorrer novamente ao comando de São Carlos. Fiz uma reunião com minha família e tomamos a decisão juntos de colocar meu nome como pré-candidato a prefeito pelo PT, sendo que o partido aceitou por unanimidade”, comenta.

SÃO CARLOS PÓS-BARBA

Newton denuncia retrocessos no município. “Se formos verificar os indicadores da cidade, que avaliam a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social vamos constatar que houve uma descontinuidade de todas as políticas públicas que implantamos durante 12 anos. Nós deixamos o governo com São Carlos entre as 20 melhores cidades para se viver e empreender, segundo a FIRJAN. Ganhamos muitos prêmios nas áreas sociais e foi o melhor momento de investimentos em nossa cidade. Tivemos um clico de muita prosperidade, de inclusão social de obras e mais obras. Muita gente me falava nas ruas: ‘Newton Lima, vocês mudaram a cara da cidade’. E mudamos mesmo. Não vou elencar as obras, pois todos sabem e reconhecem. Claro que os adversários políticos não o fazem, mas, na memória da população tudo está bem claro que a gente mudou a cara da cidade”, comenta.

Ele denuncia o que chama de “abandono”. “Hoje há um abandono na gestão da cidade em sua zeladoria. A cidade que a gente admira muito por tudo o que ela faz de bom, principalmente por sua massa crítica, pelas universidades, Embrapas e institutos de pesquisa que abriga, que é o que segura a cidade, além de sua indústria e comércio. Nós temos uma atividade econômica ainda forte, mas do ponto de vista da qualidade de vida houve um retrocesso imenso. Estamos levantando a opinião da população, que aponta isso”, ressalta.

POLARIZAÇÃO

O pré-candidato afirma que os problemas locais de São Carlos e os anseios da população pelas soluções, suplantam a polarização política atual. “Quando estou na rua conversando com as pessoas nas ruas, é muito comum muitos bolsonaristas se colocarem nesta posição. A pessoa vem e fala: ‘eu votei no Bolsonaro, mas pode contar com meu voto se o senhor for candidato’. Isso é um reconhecimento das coisas que fizemos. Quando voltei a morar em São Carlos há 3 anos, passei a ouvir a população e vi estas tais manifestações com muito carinho e com muito respeito democrático. Muita gente também vê um desgaste importante da figura de Bolsonaro, muitos se desiludiram com ele. Mas, mesmo aqueles bolsonaristas mais aficcionados dizem assim: ‘eu votei no Bolsonaro, mas se o senhor vier a ser candidato mesmo eu votarei no senhor porque eu sei que o senhor vai ajudar São Carlos a sair da situação em que está”.

LULA E ALCKMIN

Newton afirma que se for eleito prefeito, além do bom relacionamento com o presidente Lula, agora também terá mais um amigo de longa data para ajudar São Carlos, que é o atual vice-presidente Geraldo Alckmin. “Quando fui candidato a vice-governador em 1998 com a Marta Suplicy pelo PT, estabeleci um relacionamento extremamente cordial com Alckmin que era candidato a vice-governador na campanha da reeleição de Mário Covas. Isso ajudou muito São Carlos. De 2001 a 2008 foi tudo mais produtivo. Quando Lula assumiu de 2003 para a frente recebemos um volume de investimentos e recursos, com obras do PAC, teatro, creches, 5.000 casas populares, estação de tratamento de esgoto, curso de Medicina, Hospital Universitários. Mostramos que as pessoas mais humildes têm direitos. Temos certeza que esta parceria será retomada, melhorando a avida da população de toda a cidade se a Aliança Democrática de Popular pela Reconstrução de São Carlos venha a concorrer e ganhar as eleições de outubro”.

TARCÍSIO

Com relação ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), Newton afirma que não terá nenhum problema de relacionamento. Segundo ele, será um relacionamento republicano buscando melhorar a qualidade de vida de São Carlos. “Eu fui prefeito no PT com Alckmin no PSDB e sempre nos demos muito bem. O Tarcísio vem fazendo várias parcerias com o prefeito Edinho em Araraquara e acredito que não teremos qualquer problema nesse sentido. Levarei a ele a reivindicação do novo AME, assim como outras demandas do município. E temos, no governo estadual, o Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, que faz parte da nossa frente”.

ADVERSÁRIOS

Indagado como será enfrentar adversários, como Neto Donatto (PP), Mário Casale (Novo) e Deonir Tofollo, o pré-candidato do PT afirma que não debate pessoas.  “Eu vou lhe frustrar, pois não falo sobre pessoas. Debato projetos, programa e capacidade de gestão. Mas sobre os pré-adversários, não teço opinião. Tem outros possíveis candidatos, como o Júlio César, que tem força política e sempre participa. Queremos debater o abandono da cidade e as propostas. Se os atuais candidatos realmente forem estes, o povo vai querer saber sobre suas ideias e projetos, tanto no ideário quanto nas proposições efetivas e como vai utilizar o dinheiro para ampliar a qualidade de vida das pessoas. A partir das redes sociais vamos enfrentar as fake news, que são mentiras. E estamos sofrendo desde já. Planta-se nas redes que endividamos a cidade, quando fizemos justamente o contrário. Aliás, os vários investimentos que fizemos foi porque também equilibramos as contas públicas”.

ORÇAMENTO DE R$ 1,3 BILHÃO

Com relação ao Orçamento de R$ 1,3 bilhão previsto para 2024, Newton Lima destaca que ele é resultado de uma economia diversificada, que reúne um parque industrial importante formado por empresas nacionais e multinacionais, um comércio pujante e um segmento de serviços em pleno avanço. “Porém, este volume de recursos tem que ser utilizado com responsabilidade. Nenhuma pessoa pode se apropriar deste dinheiro que é do povo de São Carlos e em benefício do povo deve ser utilizado. Se ganharmos as eleições, o povo voltará a ser ouvido e será quem vai decidir o destino dos recursos que são resultados do pagamento do impostos. Assim, como estamos ouvindo a população neste momento para formatar nosso plano de governo. Nosso objetivo é mudar a cara da cidade”.

Segundo ele, os grandes investimentos virão de recursos dos governos estadual e federal. “Buscaremos com o Estado o novo AME, obras de mobilidade urbana e ampliação da malha viária no entorno da cidade. E nosso governo federal vamos buscar novas obras e novos programas sociais nestes governos, além dos programas sociais municipais que criaremos e retomaremos”, destaca.

ENCHENTES

Além de vários problemas na saúde dos quais tem tido conhecimento, Newton aponta as enchentes como o maior desafio num novo mandato, caso seja eleito em outubro. Ele afirma que havia conquistado no Governo Federal quatro obras importantes para combater o problema, mas denuncia que não houve continuidade e que obras só foram realizadas sob decisão judicial obrigando a Rumo a fazer obras obrigatórias de acordo com a outorga. “Será nosso maior desafio. Mas, muito mais do que isso, vamos formular políticas públicas para retomar o comércio da baixada e fortalecer o comércio”. Indagado sobre a afirmação do atual prefeito, Airton Garcia, que recomendou a quem não quiser enfrentar enchentes a não implantar loja no Baixado do Mercadão, Newton classificou que tal frase o deixou “muito triste”. “Hoje, passamos na Baixada do Mercado depois das 18h e vemos um clima ade desolação. Queremos corrigir os rumos da região central, caso a Frente Democrática Popular vença em outubro. Uma das coisas mais negligenciadas em São Carlos foi o problema das enchentes”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Newton Lima é otimista quanto ao futuro de São Carlos. “Agradeço a oportunidade dada pelo PRIMEIRA PÁGINA e quero aproveitar este espaço para cumprimentar todos os leitores deste jornal. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da população e retomar o caminho do desenvolvimento com um trabalho sério. E o momento é favorável, pois a economia está bombando. O objetivo é devolver a felicidade ao povo são-carlense”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x