17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > “Partidos não têm ideologia alguma”, diz Villa

“Partidos não têm ideologia alguma”, diz Villa

04/09/2013 22h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
“Partidos não têm ideologia alguma”, diz Villa

Oito partidos políticos, que dizem defender as mais diferentes ideologias políticas, fecharam apoio ao empresário Júnior Trevisan, candidato a prefeito de Ibaté. Além do PTB, partido do candidato, compõem a chapa PP, PPS, PRTB, PV, PSL, PT e DEM.

 

Em Ibaté, Trevisan terá como candidato a vice, o prefeito interino da cidade, João Siqueira (PP). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) agendou para 6 de outubro novas eleições em Ibaté.

Para o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Carlos (UFSCar), Marco Antônio Villa, as junções inusitadas de PT e DEM, por exemplo, demonstram que os “partidos políticos no Brasil não têm ideologia alguma”. “Há uns 10 anos, a questão político-ideológica acabou e hoje temos uniões esdrúxulas, que transformaram os partidos políticos nessa geleia geral de hoje”.

O professor comentou que os partidos políticos na esfera nacional ainda brigam por manter alimentar a ideologia, mas no interior, o que determina é o poder de influência do político.

“No interior, o que determina a aliança política são as divergências de origem familiar, as amizades na cidade. O partido político, o seu estatuto, a sua ideologia não tem valor”, acrescenta. Villa não projeta um cenário animador para o futuro. O Brasil tem 30 partidos políticos e outras siglas estão em fase de criação.

DESISTÊNCIA – O Partido Socialista Brasileiro (PSB), que na eleição do ano passado apoiou Isaías Regolão (DEM) como candidato a prefeito desistiu da disputa de outubro. Em nota enviada ao Primeira Página o presidente da legenda, Ronaldo Venturi, afirmou que “por compromissos profissionais assumidos antes do agendamento da nova eleição não teria possibilidade de disputar o pleito, deixando em aberto a possibilidade de outras lideranças do partido colocarem-se como candidatos, o que não ocorreu”. A convenção do partido aconteceu no último domingo.

“Os membros da Comissão Executiva do Partido, estarão liberados para escolher os candidatos da preferência de cada um”, esclarece Venturi. O PSB de Ibaté tem dois vereadores: Fábio Gomes e Lindolfo Duarte.

 

“Estou satisfeito e feliz, pois ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, demos um passo à frente não realizando coligações sem base ideológica, mostramos maturidade partidária e comprometimento com nossos ideais. E o que pode soar como radicalismo para nós é respeito para com os eleitores que acompanham o PSB ao longo dos seus 11 anos em Ibaté”, finalizou. Leia mais sobre as eleições de Ibaté na página B8.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x