2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Política

Jornal Primeira Página > Notícias > Política > Prefeitura de Araraquara nomeia novo Secretário de Segurança

Prefeitura de Araraquara nomeia novo Secretário de Segurança

13/12/2013 22h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Prefeitura de Araraquara nomeia novo Secretário de Segurança

O coronel José Antônio Spera, da reserva da polícia Militar, foi anunciado na tarde de ontem, 13, como o novo secretário municipal de Segurança Pública pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) após o secretário da Segurança local, Eli Schiavi, pedir exoneração do cargo, alegando motivo de saúde, na manhã do mesmo dia.

 

A mudança de secretário ocorreu após denúncia feita nesta quarta-feira, 11, pela vereadora Gabriela Palombo (PT), na Câmara, em que mostrou que o serviço de monitoramento por câmeras da Guarda Municipal era utilizado para “espiar” mulheres focando em partes íntimas e casais namorando. Segundo a mesma, o vídeo chegou a ela por meio de uma pessoa com acesso à central de monitoramento.

O prefeito anunciou também os pedidos de afastamento do coordenador da Guarda Municipal, do gerente do Videomonitoramento e de mais sete gestores de suas funções. Os cargos foram entregues para que o novo secretário tenha liberdade de formar sua equipe. Já os 12 Guardas Municipais que se revezavam em escala na Central de Videomonitoramento foram afastados desta atividade até a conclusão da Sindicância.

“O afastamento dos servidores de suas funções não significa punição. A sindicância já foi aberta e pedimos agilidade para que num prazo de 30 dias a situação já esteja esclarecida”, ressaltou Barbieri.

O secretário Eli Schiavi afirmou que quando teve conhecimento das denúncias pela imprensa imediatamente foi realizada uma varredura nos computadores da Central de Videomonitoramento e nenhum arquivo contendo as imagens apresentadas foi encontrado.

A possibilidade de que essas imagens estivessem arquivadas na Central foi descartada, já que o sistema passou por manutenção há alguns meses e todos os computadores foram formatados.

O prefeito Marcelo destacou que dará continuidade ao sistema de videomonitoramente em Araraquara, pois considera essa tecnologia uma conquista para a cidade e que já ajudou a identificar e solucionar vários crimes em parceria com as Polícias Militar e Civil.

 

A DENÚNCIA – Os vídeos mostram imagens da principal rua de comércio da cidade, a Nove de Julho, num horário de grande movimento. A câmera abandona o plano aberto nas lojas e carros que transitam pela via e passa a focar uma moça de blusa rosa decotada e short jeans.

A filmagem segue o percurso que a mulher faz até uma loja e depois continua a acompanhar o deslocamento, agora com ela sendo filmada de costas.

O operador da câmera, em diversos momentos, busca closes do decote e das nádegas da mulher.

Em nota, a Prefeitura de Araraquara afirmou que “condena esse tipo de conduta” e que vai abrir uma sindicância para apurar a responsabilidade dos servidores, caso seja comprovado que as imagens são da central de monitoramento.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x